A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais divulgou, nesta quinta-feira (22/4), a lista dos 21 criminosos mais procurados do estado. O grupo possui mandados de prisão em aberto por crimes graves, como assassinatos, tráfico de drogas, explosões de caixas eletrônicos, além de assaltos armados a bancos - prática denominada pelas autoridades como 'novo cangaço'.
Leia Mais
Lojas atingidas por caminhão não reabrem, no dia da volta do comércio em BHCom 392 novos registros, Minas já passa de 31,3 mil óbitos pela COVID-19PM prende trio suspeito de assaltar motorista de aplicativo em BHPM prende fugitivo da lista dos mais procurados de Minas Gerais'Operação Baro', da PF, desarticula organização criminosa no Leste de MinasAtividades não essenciais voltam a funcionar em BH: veja horários e regrasCentro de BH tem movimento intenso, no primeiro dia de reaberturaA iniciativa mira a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências através de denúncias no número 181, conhecido como 'Disque Denúncia'. A lista completa dos alvos pode ser acessada no site do programa.
Além disso, a divulgação dos 21 procurados também traz o benefício de inibir a circulação dos criminosos listados.
Durante entrevista coletiva, realizada na manhã desta quinta-feira, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, disse que a força-tarefa propiciada pelo programa permite que haja uma 'sinergia, que consegue colocar a estrutura do estado à disposição dos interesses para fazer a prisão de agentes que, de forma tão maliciosa, amedrontam e ampliam o índice de criminalidade.'
De acordo com a Sejusp, com a ajuda da população, por meio de denúncias ao 181, em 13 anos, foram presos 29 dos 41 alvos nas três edições anteriores do 'Procura-se', realizadas em 2011, 2012 e 2017.
Divulgação dos procurados
A divulgação da nova lista dos criminosos mais procurados de Minas Gerais começa nesta quinta-feira (22/4) nos 853 municípios mineiros e também em cidades divisas com o estado.
Segundo a Sejusp, cartazes serão espalhados com as fotos dos procurados em locais de grande circulação de pessoas ou que foram reconhecidos como estratégicos pelas polícias. Todos possuem QR Code para acesso à lista de todos os procurados e outros detalhamentos por meio de smartphones.
Em âmbito nacional, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) divulgará as informações dos foragidos para todos os estados do Brasil.
Além disso, por meio do site disponibilizado para a campanha, é possível visualizar fotos de todos os 21 procurados, com detalhes sobre atuação do criminoso, região onde pratica a maioria dos crimes, idade, apelidos, mandados de prisão em aberto e outros aspectos.
Disque Denúncia
Ao ligar para o 181 Disque Denúncia para dar informações sobre um dos procurados, o cidadão tem seu sigilo e anonimato garantidos. Ele poderá fornecer detalhes sobre onde atuam, carro e ônibus que utilizam, quem são seus comparsas, quais são seus horários, onde foram vistos, ou qualquer outro detalhe que possa contribuir com o trabalho das forças de segurança.
De acordo com a Sejusp, com a ajuda da população, o Disque Denúncia já contribuiu com a prisão e apreensão de mais de 243 mil pessoas, apreensão de 47,4 toneladas de drogas e com a retirada de circulação de quase 27 mil armas de fogo.