Com a reabertura do comércio não essencial de Belo Horizonte nesta quinta-feira (22/4) é importante que lojistas sigam os protocolos contra a COVID-19, para garantir maior segurança dos consumidores que irão às compras.
Leia Mais
Atividades não essenciais voltam a funcionar em BH: veja horários e regrasCentro de BH tem movimento intenso, no primeiro dia de reaberturaReabertura de bares e restaurantes em BH teve movimento fraco para almoçoEx-miss Poços de Caldas morre de COVID-19 depois de 25 dias intubadaMicrorregião de Ouro Preto permanece com medidas mais rígidas da onda roxaDesde agosto de 2020 a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) criou o ‘Selo Loja Segura’, que auxilia o comerciante a se adaptar aos protocolos de segurança e prevenção contra a COVID-19, além de orientar na aplicação de todas as exigências para o funcionamento do estabelecimento e atendimento aos clientes de forma segura.
Veja as principais orientações para reabrir o estabeleciemento:
- Disponibilizar álcool 70% para colaboradores e clientes;
- No interior das lojas de comércio varejista permitir, no máximo, uma pessoa a cada 7m² de área total, incluindo colaboradores e clientes;
- Evitar o uso de ar-condicionado, dar preferência para ventilação natural;
- Disponibilizar lixeiras que não precisem de acionamento manual;
- Limpar constantemente superfícies e locais comuns, como: corrimãos, maçanetas, banheiros, balcões, calculadoras, caixas registradoras, aparelhos de telefone e máquinas de cartão;
- Limpar produtos expostos em vitrines com álcool 70%;
- Restringir em 50% a lotação dos elevadores;
- Dar instruções sobre o uso correto de máscara e necessidade de trocá-la a cada quatro horas;
- Instalar barreira física entre colaboradores que atuam nos caixas e os clientes;
- Controlar a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento e fazer filas que respeitem o distanciamento de 2m entre clientes;
- Sinalizar o distanciamento de 2m entre as pessoas e, se for possível, implantar corredores de uma só via, para coordenar o fluxo de clientes no estabelecimento;
- Fixar cartazes no estabelecimento informando:
- Lotação máxima
- Recomendações para a higienização das mãos e a etiqueta da tosse e do espirro
- Restrição do número de acompanhantes
- Sinalização de áreas comuns com informações sobre distanciamento de pessoas, orientações de segurança e medidas de prevenção contra a COVID-19.
Todas as medidas de adequações gerais e específicas estão disponíveis na cartilha elaborada pela CDL/BH. Acesse clicando AQUI.
Além disso, o Selo Loja Segura é gratuito e pode ser adquirido após uma triagem da associação. Para solicitar o selo, clique AQUI.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz