Belo Horizonte ultrapassou, nesta quinta (22/4), a marca de 4 mil mortes por COVID-19. A capital mineira registrou mais 57 neste boletim, o que eleva o total para 4.036 – 20% desses óbitos computados só no mês de abril. O número significativo foi batido no dia em que a cidade deu início a mais uma flexibilização do comércio.
Leia Mais
BH vai manter critério da idade para vacinar pessoas com comorbidades Vacinação contra a gripe é ampliada para crianças de até 5 anos em BHAtividades não essenciais voltam a funcionar em BH: veja horários e regrascoronavirusbhShows ao vivo e espaços kids em bares e restaurantes estão suspensos em BHEx-miss Poços de Caldas morre de COVID-19 depois de 25 dias intubadaHospital em Barbacena suspende internações por falta de medicamentosNúmero de beneficiários de planos de saúde é o maior em cinco anos
Até o momento, morreram 2.164 homens e 1.872 mulheres em BH por COVID-19 . Os idosos representam 82,95% dos óbitos: 3.344 no total.
Também perderam a vida 596 pessoas entre 40 e 59 anos, 92 entre 20 e 39, uma entre 15 e 19, outra entre 10 e 14 e duas entre 1 e 4.
Leitos e transmissão
Quanto aos indicadores, BH se manteve praticamente no mesmo cenário atestado no boletim epidemiológico anterior, divulgado nessa terça (20/4). Nessa quarta (21/4), não houve balanço por causa do feriado de Tiradentes.
O número médio de transmissão do coronavírus por infectado, por exemplo, se manteve exatamente no mesmo nível: 0,92, portanto, dentro da fase de controle, abaixo de 1.
Dessa maneira, a cada 100 infectados na capital mineira, mais 92 pessoas ficam doentes com a COVID-19 em média.
Ainda na fase crítica da escala de risco, a ocupação dos leitos de UTI para COVID-19 sofreu uma leve queda de 83,1% para 82%.
Já a taxa de uso das camas de enfermaria teve leve alta: de 59,1% para 59,9%. Portanto, continua na zona de alerta, entre 50 e 70 pontos porcentuais.
A preocupação fica por conta da situação dos leitos na rede pública, na qual houve crescimento tanto nas UTIs quanto nas enfermarias.
Na terapia intensiva, a ocupação dos leitos saiu de 89,6% para 90%. Restam apenas 57 unidades do tipo nos hospitais públicos da cidade. Nas enfermarias, a taxa cresceu de 61,4% para 63,1%.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas