O fim de semana foi marcado por aglomerações em Alfenas, no Sul de Minas. Na madrugada desse sábado (24/4), um luau com 300 pessoas foi interrompido pela Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Um homem foi preso e um carro roubado recuperado. Neste domingo, outro evento clandestino foi registrado.
De acordo com a Guarda Municipal, um forte trabalho foi feito contra aglomerações e festas clandestinas pela cidade. A fiscalização começou nas lojas de conveniência no fim da noite de sexta-feira (23/4).
“Um dos donos precisou chamar a PM porque as pessoas resistiram em deixar o local após as 23h. Não temos como saber se as pessoas que estavam nessas lojas de conveniência, porém antes que fôssemos para o náutico, onde ocorreu o luau, tivemos que fazer intervenção nesses locais de conveniência, na entrada principal da cidade, dando também apoio a PM em um dos locais”, disse a Guarda Municipal.
Na sequência, cerca de 300 pessoas seguiram para as proximidades do Náutico Clube e iniciaram o luau. Segundo a Vigilância Sanitária, o flagrante aconteceu, na madrugada desse sábado (24/4), após denúncia anônima. “No local, mais ou menos 80% dos participantes não usavam máscaras e estavam aglomerados”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Wagner Soares.
A Guarda Municipal conseguiu notificar 30 veículos e quatro motos. “Agora será feito o levantamento dessas placas e seus donos para repassar as informações para Vigilância Sanitária”, diz.
Durante a ação, um carro roubado foi flagrado pelo sistema de monitoramento da Guarda Municipal. O veículo foi recuperado e o motorista foi detido nas imediações do luau. Ele foi preso pela Polícia Militar e levado para Delegacia de Polícia Civil.
Resistência ao decreto
Na madrugada deste domingo (25/4), outra ação em combate às festas clandestinas aconteceu na cidade. A Guarda Municipal e a Vigilância Sanitária interrompeu um evento que acontecia em um condomínio na entrada da cidade.
De acordo com a Vigilância Sanitária, cerca de 20 carros estavam estacionados em frente ao local com mais de 100 pessoas participando do luau. Os veículos foram notificados e os responsáveis devem ser penalizados.
COVID-19
Alfenas ultrapassou os 6 mil registros de COVID-19 com 30 pessoas internadas em tratamento, sendo 137 mortes confirmadas em decorrência ao novo coronavírus. A cidade segue com 100% dos leitos de UTI COVID ocupados.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás