A Polícia Civil (PC) de Araxá realizou, nesta segunda-feira (26/4), em seis ruas da cidade, coletas que representam amostras de materiais usados em obras de pavimentação asfáltica, recapeamento e tapa buracos, relacionadas a contratos que a gestão anterior da prefeitura fechou com uma empresa, a qual venceu licitações sem concorrência.
A investigação tramita sob segredo de justiça, sendo que os contratos ultrapassam R$ 40 milhões de reais.
Segundo informações do delegado Renato Alcino Vieira, responsável pelas investigações, a atividade está sendo realizada por policiais que atuam no Núcleo de Combate à Corrupção de Araxá e peritos do Instituto de Criminalísitca de BH.
“Como relação ao objeto de análise vamos analisar a quantidade, qualidade e se a execução foi de acordo com o que previa o contrato. Este momento é de prospecção e análise; tudo está sob suspeita e a gente está buscando elementos para verificar se existe ou não algum tipo de ilicitude”, contou Renato Vieira.
A reportagem questionou o delegado sobre o número de pessoas envolvidas na investigação e quais cargos elas ocupam, sendo que ele respondeu que na atual fase não se tem esse número e não é adequado estimar. "Na atual fase não se tem esse número; não é adequado estimar; contudo, se comprovadas as suspeitas de irregularidades, naturalmente os empresários, funcionários da empresas e servidores públicos podem ter concorrido para o ilícito", completou.