Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Saúde de Uberaba nega aplicação errada de 44 doses de vacina


Após denúncia divulgada no início desta semana de que 44 pessoas de Uberaba teriam tomado a primeira dose da vacina da AstraZeneca e a segunda da vacina da CoronaVac, a Secretaria Municipal de Saúde do município negou o erro.



“As primeiras apurações indicam apenas erros de digitação no sistema em relação a planilha manuscrita. Ou seja, não há confirmação, até o momento, de troca de vacina na aplicação. O trabalho de conferência continua”, destaca trecho de nota divulgada pela prefeitura.

Desde o início deste mês de abril, a Controladoria-Geral do Município de Uberaba investiga outras supostas irregularidades na imunização da cidade, após denúncias de vereadores, e até mesmo erro na vacinação de pessoas fora da faixa etária prioritária.

No dia 29 de março uma servidora da Secretaria de Saúde, responsável técnica pela imunização, tomou a decisão de vacinar idosos a partir de 65 anos a fim de aproveitar o total de 1.030 doses da vacina AstraZeneca que, segundo ela, venceriam naquela data. O caso segue em investigação.



Vacinação desta terça em Uberaba


Nesta terça-feira (27/4), a vacinação em Uberaba acontece das 8h30 às 16h na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), onde será realizada a aplicação da 1ª dose de profissionais de saúde do Hospital Regional e da medicina da Uniube e da UFTM.

Também prosseguem a vacinação de 2ª dose, conforme a data indicada no Cartão de Vacinas. Esse público será vacinado tanto na Funel quanto na ABCZ.

UTI/COVID ainda perto do limite

Segundo último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Uberaba, dos 103 leitos de UTI/COVID disponíveis na cidade, 97 estão ocupados – dos 60 existentes na rede pública, 58 estão com pacientes; dos 43 da rede privada, há 39 pacientes em estado grave.

Já em relação às ocupações de leitos de enfermaria/COVID, de 205 disponíveis, 145 estão ocupados: dos 142 da rede pública, há 115 pacientes, e dos 63 da rede privada, há 30 pacientes.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus em Uberaba já foram contabilizados 22.182 casos positivos. Desses, 724 pessoas morreram e 18.371 se recuperaram.

audima