A Prefeitura de Pouso Alegre publicou nesta quarta-feira (28/4) um novo decreto que autoriza a volta das aulas presenciais em escolas particulares do município. O retorno das atividades deve ocorrer de forma híbrida e com sistema de revezamento – a fim de evitar aglomeração de estudantes.
Leia Mais
COVID-19: Minas já ultrapassa marca de 9 mil mortes em abrilKalil chama greve de 'egoísta' e sindicato dos professores de BH reagePacientes transplantados protestam contra falta de vacinas e remédios em BHMarca de 400 mil mortes pela COVID no Brasil expõe crescimento entre jovensMissa do Trabalhador será na Igreja São José Operário, em ContagemUma semana depois, entretanto, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) esclareceu que a liminar suspendia o ensino presencial apenas em escolas municipais. Mesmo assim, as aulas não foram retomadas na rede privada por causa da situação da pandemia na região.
Porém, de acordo com novo decreto, houve uma diminuição no número de casos confirmados de COVID-19, bem como uma tendência de redução das taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI’s em Pouso Alegre desde o encerramento da onda roxa, em 17 de abril. Isso possibilitou a decisão de retomada das aulas presenciais.
Vale destacar que os alunos e os seus responsáveis terão autonomia para decidir se participam ou não das atividades presenciais. Além disso, as escolas devem obedecer às seguintes normas:
• Distanciamento mínimo de 1,5m entre as carteiras;
• Existência de protocolo sanitário previamente aprovado pela Vigilância Sanitária;
• Manutenção do ensino remoto em caráter complementar ou alternativo para evitar aglomerações.
Aulas na rede municipal continuam suspensas
As atividades presenciais em escolas municipais seguem suspensas por causa da ação movida pelo Sipromag. O sindicato pede que o retorno aconteça após a vacinação dos professores.
(Gabriella Starneck/Especial para o EM)