O primeiro lote de 1 milhão de doses do imunizante chega nesta quinta-feira (29/4) ao Brasil e a distribuição vai acontecer nas capitais e Distrito Federal (DF). Segundo o município, há estrutura local para armazenamento da vacina.
Há exato 1 ano, a capa de nossa edição impressa destacava o "E daí?" do presidente Jair Bolsonaro ao comentar o fato de o Brasil atingir 5.017 mortos por #COVID-19 e ultrapassar a China. pic.twitter.com/ISs5pAV5hK
— Estado de Minas (@em_com) April 29, 2021
Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.
O tempo viagem de avião entre Brasília e Uberlândia, por exemplo, é bem inferior que o previsto para outras regiões do país. Enquanto a maior cidade do Triângulo Mineiro está a 1h15 de voo, o itinerário entre Brasília (DF) e Porto Alegre (RS) é estimado em 2h35, até Natal (RN) são 2h40 e até Manaus (AM) são quase 3h.
Desabastecimento
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde informou que houve um desabastecimento de doses da vacina contra a COVID-19 do laboratório Butantan e que o fato impactará no prazo de aplicação da segunda dose pelos municípios nos próximos dias.
“Desta forma, a Prefeitura de Uberlândia esclarece que depende e aguarda o envio destas doses, pelo Ministério da Saúde, para dar continuidade no esquema vacinal da população e que retomará de imediato a aplicação da segunda dose assim que receber novas remessas”.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás