De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), os resultados das medidas restritivas impostas pela onda roxa em Minas Gerais podem ser percebidos nos números: nos últimos 14 dias, o estado teve queda de 38% na incidência da COVID-19. Na última semana, a redução foi de 13%.
Há exato 1 ano, a capa de nossa edição impressa destacava o "E daí?" do presidente Jair Bolsonaro ao comentar o fato de o Brasil atingir 5.017 mortos por #COVID-19 e ultrapassar a China. pic.twitter.com/ISs5pAV5hK
— Estado de Minas (@em_com) April 29, 2021
A melhora nos indicadores possibilitou que, após 45 dias em fases mais restritivas, quatro macrorregiões retornem para a onda amarela do plano Minas Consciente, permitindo medidas mais flexíveis para abertura do comércio e outras atividades.
Também voltam para a amarela as microrregiões de Curvelo, Patos de Minas, João Pinheiro, Carangola, Muriaé, Ubá, Cássia/Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso. As localidades apresentaram quedas sustentadas na positividade e na incidência, além de redução na espera por leitos.
De acordo com o governo de Minas, as localidades apresentaram quedas na positividade da COVID-19 e na incidência, além de redução na espera por leitos.
A macrorregião Nordeste também teve melhora nos indicadores e avançou para a onda vermelha do Minas Consciente. Assim, nenhuma região mineira se encontra na onda roxa, criada como medida emergencial em março para restabelecer a capacidade assistencial do sistema de Saúde.
Na semana passada, somente a macrorregião Nordeste, que estava com 99% de ocupação das UTIs exclusivo COVID, estava na onda roxa. Outras 13 das 14 macrorregiões de saúde do estado entraram na onda vermelha do plano Minas Consciente a partir do sábado, 24 de abril.
De acordo com a SES-MG, as cidades com menos de 30 mil habitantes também apresentaram queda na incidência da COVID-19 por duas semanas seguidas. Nesta quinta (29/4), 75 municípios tiveram incidência abaixo de 50 casos para 100 mil habitantes e podem progredir automaticamente de onda, independentemente da situação da região em que se encontram.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás