A fila de espera por um leito de UTI caiu de 211 para 179 nesta quinta-feira (29/04) em Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo governo de Minas depois de anunciar que quatro regiões retornam para a onda amarela do Minas Consciente.
Há exato 1 ano, a capa de nossa edição impressa destacava o "E daí?" do presidente Jair Bolsonaro ao comentar o fato de o Brasil atingir 5.017 mortos por #COVID-19 e ultrapassar a China. pic.twitter.com/ISs5pAV5hK
— Estado de Minas (@em_com) April 29, 2021
A melhora nos indicadores possibilitou que, após 45 dias em fases mais restritivas, quatro macrorregiões voltem para a onda amarela do plano Minas Consciente, permitindo medidas mais flexíveis para abertura do comércio e outras atividades.
A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia no estado.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, a queda demonstra que o vírus está circulando menos na sociedade. "Tivemos queda consistente no número de novos casos. Os dados indicam que o nosso pico foi em 15/4 e a onda roxa foi fundamental para que não tivéssemos uma alta muito pior do que a que vivenciamos”, disse.
Até agora, o Estado enviou 6,1 milhões de doses de vacina contra a COVID-19 aos municípios, na maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
COVID-19 em Minas
Minas registrou 416 mortes por COVID-19 em 24 horas, ultrapassando 9 mil mortes apenas em abril, o mês mais letal da pandemia no estado. Em comparação com o mês anterior, verifica-se um aumento de 58,8%. Em março haviam sido registradas 5.767 mortes no estado.
Ainda faltando um dia para encerrar o mês, abril já contabiliza 9.158 vidas perdidas para a infecção com o novo coronavírus. A média de mortes nesta quinta é de 288. Em 15 de abril, era de 330, uma variação de 12,7% para baixo.
De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela SES-MG nesta quinta-feira (29/4), o estado totaliza 33.401 mortes desde o início da pandemia. Com a confirmação de 8.847 casos em 24 horas, o estado acumula mais de 1,35 milhão de casos. (Com Marcia Maria Cruz)
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas