O pior mês da pandemia: em abril, Belo Horizonte bateu recordes de casos e mortes por COVID-19, conforme números do boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura. Ao mesmo tempo, o período termina sem que nem sequer um dos três principais indicadores estejam na zona controlada da escala de risco.
Leia Mais
'Um surto de H1N1 agora seria um desastre', alerta epidemiologista Maio vai começar com frio em BH; Defesa Civil alerta para baixa temperaturaCOVID-19: com 9.456 mortes, abril é o pior mês da pandemia em MinascoronavirusbhVeja onde se concentram os casos de coronavírus em Belo HorizonteMais 30.400 doses de CoronaVac chegam a Minas Gerais neste sábado (1º/5)Kit intubação: Minas recebe 220 mil unidades de medicamentosBH registra mais mortes do que nascimentos pela 2ª vez na históriaCoronavac: PBH admite falta de vacina para aplicação de 2ª doseGoverno de Minas ainda aguarda chegada das vacinas da Pfizer
Agora, a capital mineira soma 4.329 óbitos e 177.432 casos. Em relação ao boletim anterior, os dados aumentaram em 34 e 1.403, respectivamente.
Em relação aos indicadores, dois recuaram e outro se manteve estável nesta sexta (30/4). A taxa de ocupação dos leitos de UTI recuou de 78,9% para 78,1%, mas se mantém na zona crítica da escala de risco desde 25 de fevereiro.
A taxa de ocupação das camas de enfermaria também diminuiu. O indicador caiu de 60,3% para 58,3% e continua na fase de alerta, entre 50 e 70 pontos porcentuais.
Também na zona intermediária está o número médio de transmissão do novo coronavírus por infectado. A estatística ficou no mesmo limiar do boletim da véspera: 1,01.
Portanto, a cada 100 pessoas vítimas da pandemia em BH, em média, mais 101 se infectam pelo vírus. O dado tem apresentado altas nos últimos balanços, mesmo antes do impacto da flexibilização do comércio influenciar efetivamente os números, fato que só vai acontecer em 6 de maio.
Isso porque a reabertura aconteceu no último dia 22. Como a janela de infecção do vírus gira em torno dos 14 dias, só na próxima semana poderá ser feita essa avaliação.