O número de mortes por COVID-19 durante abril em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, caiu 45% no comparativo com o mês anterior. Desde que reabriu a cidade parcialmente, a Prefeitura afirma que o período de maior restrição foi responsável pela melhora dos dados. A cidade, contudo, terminou abril com 2.156 óbitos por coronavírus e segue sendo a segunda maior em quantidade total de mortos pela doença no Estado de Minas Gerais.
Leia Mais
COVID-19: Uberlândia faz requisição de vacina da Pfizer/BionNTechQuase dois meses depois, Uberlândia tem ocupação de UTIs abaixo de 100%Veja onde se concentram os casos de coronavírus em Belo HorizonteBomba é enviada para lar de idosos em Uberlândia pelos CorreiosMesmo com reabertura, empresários de Uberlândia criticam restriçõesCOVID-19: depois de desabastecimento, Uberlândia retoma vacinaçãoUberlândia flexibiliza atividades comerciais às vésperas do Dia das MãesChegam a Minas Gerais 50,3 mil doses de vacinas da PfizerMinas recebe vacinas da AstraZeneca e Pfizer nesta segunda-feira (03/5)BH: apenas 25% das pessoas com comorbidades se cadastraram para vacinaçãoBH: entenda o que aconteceu com a 2ª dose dos idosos de 64 a 67 anosTermina hoje cadastro para vacinação de pessoas com comorbidades em BHCOVID-19: idosos de 60 anos começam a ser vacinados em BHVendedor é morto a golpes de barra de ferro na cabeça em UberabaEntretanto, o recuo dos números da pandemia mostram que a cidade não saiu de seu pior período na pandemia, uma vez que abril ainda é o segundo mês com maior número total de mortes desde 2020, pendendo apenas para março de 2021. Além disso, os índices de Uberlândia seguem atrás apenas de Belo Horizonte, que até o fim do último mês tinha registrado 1.105 óbitos pela doença.
Melhora
Dados sobre contágio e internações por COVID-19 na cidade de Uberlândia demonstraram que as restrições de circulação entre fevereiro e abril deste ano ajudaram a desafogar o sistema de saúde. Ainda foi informado que houve redução de 85% na demanda por transferência a partir das Unidades de Atendimento Integrado para UTIs de hospitais e de 77% na fila de espera por enfermarias em hospitais.
Ainda durante o último mês, depois de 52 dias com 100% dos leitos de UTI ocupados, a cidade teve uma ligeira queda na ocupação das unidades municipais e baixou 96% deles em uso.
Maio
O boletim mais recente do município mostra que maio registrou mais 10 mortes por coronavírus e a cidade agora 2.166 óbitos, com média de 5 por dia. Ao todo, há 89.129 casos da doença confirmados e 45 em investigação. Neste momento, 93% dos leitos de UTI locais estão ocupados.