A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realiza uma blitz educativa, do projeto ‘Maio Amarelo’, reforçando a importância da responsabilidade no trânsito. O evento acontece nesta segunda-feira (3/5) em torno da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
De acordo com a PCMG, o projeto surgiu em 2014 e conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O tema deste ano é “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. A meta deste movimento é reduzir pelo menos 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo.
Participam da blitz servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e representantes da sociedade civil, que fazem a distribuição de materiais educativos e orientam pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.
O delegado Eurico da Cunha Neto, diretor do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), que também faz parte do projeto, informou que a campanha reforça o papel de cada cidadão para um trânsito mais seguro. “Atitudes respeitosas e responsáveis no trânsito salvam vidas”, afirma.
Eurico Neto acrescentou que este é um evento mundial e está na oitava edição. “O movimento é para conscientizar as pessoas sobre como evitar os acidentes fatais e não fatais. Desta forma, vários órgãos da segurança e do governo se unem para sensibilizar as pessoas sobre essa guerra que a gente vive no dia a dia, em que várias pessoas morrem no trânsito.”
O diretor explica que as causas mais recorrentes dos acidentes se dão por uso do telefone celular ao dirigir, embriaguez ao volante e alta velocidade. “Muitas das vezes, duas causas estão envolvidas em um mesmo acidente, como, por exemplo, dirigir em alta velocidade usando o aparelho celular."
A escolha do mês se deu porque em maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Na ocasião, governos de todo o mundo se comprometeram a adotar medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano. Já a cor foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.
A divulgação do material publicitário será feita também nas redes sociais da PCMG e dos apoiadores, por meio de lives.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.