A partir da próxima segunda-feira (10/5), os motoristas que forem aos setores de trânsito da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em Pará de Minas e em mais quatro cidades da região Centro-Oeste – Divinópolis, Bom Despacho, Formiga e Nova Serrana – para realizar vistoria veicular, poderão participar da campanha Vistoria Solidária - Alimente Uma Vida, doando alimentos não perecíveis.
Os donativos arrecadados serão entregues às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Essa campanha tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis para a distribuição às famílias carentes que foram afetadas pela pandemia da COVID-19. Os usuários do serviço de trânsito, em todas as unidades policiais no âmbito do 7° Departamento e suas delegacias regionais, poderão contribuir.
Os alimentos arrecadados serão distribuídos através de parcerias com as secretarias de assistência social e entidades privadas.
Essas famílias podem procurar a assistência social de sua cidade para efetuar o cadastro, já que cada delegado regional irá organizar a entrega desses donativos por meio dessas entidades.
O chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Flávio Tadeu Destro, ressalta que iniciativas como essa demonstram que a instituição, além de prestar os serviços de polícia judiciária de forma ininterrupta, está atenta às necessidades da população.
“A campanha visa amenizar os impactos que essas pessoas vêm sofrendo em decorrência da pandemia da COVID-19. Sensível à causa, a PCMG resolveu ajudar e contamos com a solidariedade e colaboração de todos que possam se unir em torno da ação”, pontua.
“A campanha visa amenizar os impactos que essas pessoas vêm sofrendo em decorrência da pandemia da COVID-19. Sensível à causa, a PCMG resolveu ajudar e contamos com a solidariedade e colaboração de todos que possam se unir em torno da ação”, pontua.
As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30, em todos os setores de vistorias veiculares da PCMG pertencentes às delegacias regionais em Pará de Minas, Divinópolis, Bom Despacho, Formiga e Nova Serrana.
O que é um lockdown?
Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas