A Prefeitura de Três Corações, no Sul de Minas, publicou nota para informar que o prefeito Gordo Dentista testou positivo para a COVID-19. Na seqüência, o político gravou um vídeo para dizer que está bem, assintomático e trabalhando de casa.
Leia Mais
Cruz Vermelha lança campanha de aleitamento humano Sabará autoriza venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantesVéspera do Dia das Mães deixa ruas cheias no Centro de Belo Horizonte coronavirusmgCOVID-19: com média móvel de 249 por dia, Minas ultrapassa 36 mil mortesEm madrugada de aglomeração, álcool e drogas, três são presos em AlfenasA nota foi publicada pela prefeitura na tarde deste sábado (8/5). Segundo a administração municipal, o teste foi feito após o prefeito ter tido contato com uma pessoa infectada pelo novo coronavírus. “Ele se encontra em isolamento domiciliar está assintomático. Demandas relacionadas à prefeitura continuarão sendo despachadas de maneira virtual com os secretários”, diz nota.
Gordo Dentista gravou um vídeo para dizer que está bem e que vai continuar trabalhando de casa. “Estou em casa de repouso, testei positivo, como qualquer outro cidadão do mundo pode testar, ótimo. Todos os exames ótimos. Estou bem. Despachando aqui de casa virtualmente”, afirmou prefeito em vídeo.
Três Corações segue com 5.298 pessoas infectadas pela COVID-19, 138 mortes confirmadas pela doença e 66 hospitalizados, sendo 24 pacientes na UTI. Nos últimos 10 dias, dados do boletim municipal apontam que a cidade teve um salto de 430 casos confirmados, 15 óbitos registrados e mais dois pacientes que precisaram de transferência para UTI.
O que é um lockdown?
Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas