Em nota divulgada na tarde deste domingo (9/5), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou ter ampliado, a partir desta segunda (10/5), os locais de imunização contra a COVID-19 para pessoas com comorbidades de 56 e 55 anos completos até 31 de maio. Veja aqui a lista dos 36 pontos de atendimento.
Leia Mais
Feira da Afonso Pena reabre neste domingo (9) após quatro meses'Lorenza não pôde participar de abraço fraterno aos filhos' lamentou o paiMinas Gerais soma 261 novas mortes por COVID-19 em 24h; são 36.011 vítimascoronavirusmgZema teme terceira onda de COVID: 'O vírus está solto, sofrendo mutações'BH: filas para vacinação continuam longas mesmo após ampliação dos locaisCOVID-19: com média móvel de 249 por dia, Minas ultrapassa 36 mil mortesCom relação à vacinação com a Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde voltou a responsabilizar o governo federal pelo atraso na segunda dose para os idosos. Os técnicos, por meio da nota, afirmaram que não foram guardadas as cotas para os públicos de 67, 66, 65 e 64 anos em razão de orientação do Plano Nacional de Imunização.
Assim, “tão logo as vacinas sejam entregues, haverá continuidade da aplicação de segundas doses do imunizante”. A PBH reafirmou a disponibilidade de pessoal e de todos os outros insumos necessários para a imediata ampliação do público-alvo.
Os idosos de 60 anos seguem recebendo a primeira dose da AstraZeneca. Já o público de 89 ou mais está sendo vacinado com a segunda dose, também da AstraZeneca.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai definir hoje a distribuição das 100,2 mil doses de Coronavac que chegaram sábado ao Aeroporto de Confins. A expectativa é que o imunizante seja enviado ainda hoje para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs).
Segundo informações da SES, as mais de 100 mil unidades (para o reforço ou segunda dose) complementam a 18ª remessa da vacina contra a COVID-19. A primeira parte chegou na quinta-feira, com 396,5 mil doses da vacina AstraZeneca.
Novo lote de Coronavac para Minas
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, garante que esse lote ajudará a completar a imunização dos primeiros grupos.
“As doses que chegaram no sábado e as que estão previstas para a próxima semana serão suficientes para os municípios retomarem a vacinação das pessoas que só tomaram a primeira dose da Coronavac e assim alcancem a imunidade. É importante que aqueles que só receberam a primeira dose, mesmo já ultrapassados os 28 dias de intervalo recomendado, se encaminhem ao posto de saúde para receber a segunda dose da vacina. A imunidade só é alcançada com a aplicação das duas doses da Coronavac”, afirmou Baccheretti.
Os imunizantes da Coronavac foram levados para a Rede de Frio estadual, em Belo Horizonte, de onde serão distribuídos para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Com esta remessa, Minas totaliza o recebimento de 8.030.340 doses de vacina contra a COVID-19.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas