Mais um dia de vacinação contra a COVID-19 movimentado em Belo Horizonte. Nesta segunda-feira (10/5), a campanha segue, das 8h às 16h, para pessoas com comorbidades que tenham 56 e 55 anos completos até o dia 31 de maio.
Leia Mais
COVID-19: com média móvel de 249 por dia, Minas ultrapassa 36 mil mortesApós filas, PBH amplia locais de vacinação contra COVID-19; veja listaCasal morre afogado ao pular em cachoeira para fugir de abelhas em MinascoronavirusbhSES-MG envia 496,7 mil doses de vacinas contra COVID-19 para todo o estadoMais de 112 mil vacinas da Pfizer chegam a Minas nesta segunda (10/5)Beneficiários nascidos em julho podem sacar auxílio emergencialPara evitar que mulher fosse à igreja, homem tenta golpeá-la com faca em MGVereadores de BH cobram de Kalil futuro da educação, cultura e eventosPacto pela Vida será lançado na Arquidiocese de Belo Horizonte
"Semana passada eu perdi um amigo meu em Sorocaba por conta disso. Nós desenvolvemos a forma mais grave, as cepas estão perigosoas para pessoas que não são tão velhas, mas nem tão novas também" disse.
Rui ainda fala que após ser vacinado a sensação de segurança é maior. "Agora é vida. Temos mais esperança que se pegar a doença que seja de forma mais leve. A maioria acha que é só uma gripizinha, mas se alguém do grupo de risco se contamina pegam pesado", afirmou.
Somente quem se cadastrou no site da PBH até a última segunda-feira (3/5) poderá ser contemplado com a imunidade contra o coronavírus. Além disso, para comprovar a condição clínica, é preciso levar no momento da imunização laudos médicos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica. Documento de identificação e comprovante de residência também são pedidos pelo Executivo municipal no momento da vacinação.
Apenas metade fez o cadastro para receber a vacina
Segundo a prefeitura, foram registrados 102.039 cadastros válidos de pessoas com comorbidades e 12.221 de gestantes e puérperas. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios.
Ao todo, Belo Horizonte possui cerca de 290 mil pessoas do grupo definidas pelo Ministério da Saúde como prioritárias para a imunização. Aqueles que abrangem os requisitos para vacinar e perderam o prazo do cadastramento devem esperar a reabertura das inscrições. A data do relançamento ainda não está definida.
A PBH ainda ressalta que para ser vacinado é necessário que a pessoa não tenha desenvolvido sintomas da infecção nos últimos 30 dias e não ter tomado vacina para qualquer outra doença nas duas semanas anteriores.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
O que é um lockdown?
Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas