Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), reabriu a partir desta terça-feira (11/5) a pista de caminhada do Parque Ecológico Municipal. As medidas de biossegurança continuam sendo exigidas aos frequentadores, que poderão utilizar o espaço de terça a sexta-feira, das 6h às 20h.
Essa flexibilização estava sendo bastante esperada já que o local é muito frequentado por pessoas que buscam se exercitar ao ar livre. Antes do fechamento, a pista recebia, em média, 300 pessoas por dia.
A cidade está na onda vermelha desde 1º de maio e segue as diretrizes do programa Minas Consciente, do governo do estado.
Na onda vermelha, o comércio segue funcionando sem restrições e a única exigência é que mantenham um distanciamento maior entre as pessoas.
Na onda vermelha, o comércio segue funcionando sem restrições e a única exigência é que mantenham um distanciamento maior entre as pessoas.
A flexibilização da reabertura contempla apenas a pista de caminhada e o Parque Ecológico continua proibido para visitações. Apenas as portarias 1 (principal, na Avenida Queiroz Júnior) e 3 (bairro Nossa Senhora de Fátima) estarão abertas.
Ao entrar, os visitantes devem higienizar as mãos na portaria, usar máscaras e recipientes de água individuais, além de evitar aglomerações na pista de caminhada, mantendo sempre um distanciamento entre as pessoas.
“A reabertura do Parque Ecológico é uma forma de liberar aos cidadãos um lugar para caminhar com segurança e tranquilidade. Mesmo com as restrições, o espaço é uma importante ferramenta de incentivo à prática esportiva e de contato com a natureza durante a pandemia”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite.
A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está, atualmente, estudando a possibilidade de adotar o sistema de agendamento para visitas ao zoológico municipal, um dos principais atrativos do Parque, reunindo espécies como macacos-prego, jabutis, iguanas, tucanos e araras-canindé. O Parque Ecológico está fechado desde abril de 2020, em razão da Pandemia.
O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (11/5), relata que Itabirito soma 10.863 casos confirmados da COVID-19, sendo 10.473 já recuperados e 109 mortes pela doença.
No momento, a taxa de RT na Grande BH é de 0,97%.
No momento, a taxa de RT na Grande BH é de 0,97%.
Prefeitura implanta Central de Vacinação e abre cadastro para vacinar pessoas com comorbidades
Com o objetivo de garantir mais segurança à população e evitar aglomerações, a Prefeitura de Itabirito implantou a Central de Vacinação contra a COVID-19 na área da Julifest.
Este é um espaço aberto, de grande porte, no Bairro Lourdes, onde geralmente acontecem os eventos da cidade.
Este é um espaço aberto, de grande porte, no Bairro Lourdes, onde geralmente acontecem os eventos da cidade.
Na Central de Vacinação, a imunização será realizada em tendas conforme a regionalização das Unidades Básicas de Saúde - UBSs. As pessoas a serem vacinadas são previamente informadas por e-mail, por contato telefônico ou visita de agente de saúde sobre data e horário da imunização.
Em breve será iniciada a vacinação de pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades, além de gestantes e puérperas com comorbidades, cujo o cadastro já está sendo realizado neste link ou no site da prefeitura até a próxima quinta-feira (13/5), às 23h59.