O cadastro para as pessoas com comorbidades e gestantes e puérperas que ainda não se registraram para receber a vacina contra a COVID-19 em BH pode ser feito até o próximo domingo (16/4).
O formulário foi reaberto nesta quinta-feira (13/5) para todas as faixas etárias, de 18 a 59 anos, com alguma condição clínica listada pelo Executivo municipal.
Leia Mais
BH: indicadores da COVID-19 têm aumento; ocupação de UTIs beira 80%COVID-19: Minas Gerais vai ter aplicativo para agendar vacinaçãoCOVID-19: Minas tem 258 mortes em 24 horas, totalizando 36.753coronavirusbhAlém disso, para as gestantes e puérperas a inscrição é realizada por meio de um formulário específico.
Documentação necessária na hora de se vacinar
Além do preenchimento do cadastro no site da prefeitura, quem for se vacinar precisa reunir documentos como exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica com o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível, e ter sido emitido em até 12 meses antes da data da inscrição.Documento de identificação e comprovante de residência também são exigidos pela prefeitura.
A tabela com todas comorbidades que são consideradas nesta fase da campanha pode ser conferida no site da PBH.
Além disso, é necessário que a pessoa não tenha desenvolvido sintomas da infecção nos últimos 30 dias e que não tenha tomado vacina para qualquer outra doença nas duas semanas anteriores.
O que é um lockdown?
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás