Funcionários do metrô participam, nesta segunda-feira (17/5), de uma assembleia on-line com o Sindimetro-MG (Sindicatos dos Metroviários de Minas Gerais), quando será discutida a votação sobre uma possível greve de 24 horas dos funcionários na próxima quinta-feira (20/5).
Segundo o presidente do Sindimetro, Romeu José Machado Neto, a votação estará aberta até as 16h desta segunda (17/5). A paralisação é para reivindicar a vacinação dos funcionários dos transportes metroviários contra a COVID-19. "Estamos conversando também com os funcionários dos transportes rodoviários e urbanos de Belo Horizonte, para verificar a possibilidade de eles pararem no mesmo dia”, explica o presidente.
Romeu José informou que 14% dos funcionários do metrô já foram infectados pelo vírus, e dentre estes, ocorreram quatro óbitos. Ele complementa dizendo que já foram enviados ofícios para diversos órgãos responsáveis, e até o momento não se tem nenhuma data prevista para iniciar a vacinação dos metroviários.
O dirigente sindical reforça que 'os funcionários dos transportes metroviários e rodoviários estão trabalhando diariamente na linha de frente, desde o início da pandemia do COVID-19, e até hoje não foram incluídos no grupo preferencial da vacina. Inclusive estes transportes carregam as pessoas que foram incluídas em grupos de risco'.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra