Jornal Estado de Minas

VIOLÊNCIA

Em três meses, Uberaba registrou 128 casos de violência sexual contra menor


Apenas no primeiro trimestre de 2021 já foram registradas mais de 700 ocorrências envolvendo crianças e adolescentes em Uberaba, no Triângulo Mineiro, sendo que 128 casos foram relacionados à violência sexual. Os dados foram obtidos através de levantamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau) juntamente com instituições de proteção às crianças e adolescentes e conselhos tutelares.




 
Presidente do Comdicau, William Brito, falou sobre este quadro preocupante no plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) nesta segunda-feira (17/5), durante a abertura da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 
“Os dados mostraram que durante a pandemia na cidade houve um forte crescimento da violência doméstica contra os menores. Esta violência doméstica na pandemia aumentou por diversos fatores: devido à fome, o desemprego e isso afeta diretamente a parte mais frágil que são as crianças e os adolescentes".
 
Segundo William Brito, a maioria dos casos de violência sexual de crianças e adolescentes ocorrem no seio familiar. "De fato não é uma data (18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) para ser comemorada”, lamentou.




 
Ele lembrou que o contribuinte que tiver interesse pode destinar parte do seu Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Fumdicau) para ajudar no combate à este tipo de crime.

“Até dia 31 de maio ainda é possível fazer uma doação aos fundos municipais, não só ao fundo da Criança, mas também ao fundo do Idoso. Essa é uma das melhores alternativas de se gerar fontes de financiamento para que essas ações aconteçam”, declarou.
 
A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes segue em Uberaba até a próxima sexta-feira (21/5).
 
Nesta terça-feira (18/5) às 13h30 acontece carreata, com saída da Casa do Adolescente Guadalupe e chegada no drive-in do Colégio Marista Diocesano, onde haverá entrega de mudas ornamentais com o objetivo de difundir a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes “Faça Bonito”, na qual o símbolo é uma flor.
 
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio) foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, em memória à Araceli, menina de oito anos sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES).

O objetivo da campanha é sensibilizar e convocar a população para prevenir o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.




audima