Belo Horizonte tem 55 pontos disponíveis para a vacinação de maiores de 60 anos contra a gripe. São 45 unidades da rede Araújo e dez da Droga Clara, parceiras do município na campanha.
Cronograma
Segundo a Prefeitura, o público será atendido nos seguintes dias e horários:
- Segunda a sexta-feira: 8h às 14h
- Sábado: 8h às 12h
- Domingo: não haverá atendimento
Na Drogaria Araújo, a pessoa precisa retirar uma senha antes da aplicação, às 7h. A Droga Clara também distribui senhas, porém, conforme a ordem de chegada, a partir das 8h.
Locais
As 55 unidades de imunização estão distribuídas por todas as regionais da cidade. Confira os endereços.
Documentos e orientações
Nos postos de vacinação, o público deve apresentar um documento de identidade oficial com foto, além de um comprovante de endereço. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que cada pessoa leve apenas um acompanhante.
Quem se vacinou contra a COVID-19 deve esperar ao menos 14 dias para tomar a dose contra a influenza. Aqueles que já podem se vacinar contra o novo coronavírus e ainda não o fizeram devem priorizar a proteção contra o Sars-CoV-2 (o vírus da pandemia).
Outros públicos
Além dos maiores de 60 anos, a campanha de vacinação contra gripe contempla também as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e professores. Este grupo, porém, está sendo atendido nos centros de saúde. Os endereços e horários de funcionamento destes pontos estão no site da prefeitura.
A ação inclui ainda os trabalhadores da saúde que atuam em hospitais, centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os profissionais recebem as doses no próprio local de trabalho.
O público total é estimado pela PBH em 765 mil pessoas (450 mil idosos, 34 mil docentes, 151 mil crianças, 22 mil gestantes, 3 mil puérperas e 105 mil trabalhadores da saúde). A meta é de que a cobertura vacinal alcance 90%. Até esta quinta-feira (20/5), 143 mil moradores da cidade haviam procuraram os postos.