O Tribunal de Justiça de Minas Gerais determinou que a prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, pode voltar a impor toque de recolher. Assim, já está em vigor a restrição de circulação pela cidade entre 23h e 5h, conforme o atual decreto do município. Segundo o Executivo local, a medida faz parte do protocolo local de biossegurança para combate da disseminação da COVID-19.
O município entrou com agravo de instrumento em segunda instância após a 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Uberlândia conceder liminares em duas ações. As decisões foram assinadas pelo desembargador Corrêa Júnior.
Leia Mais
55 farmácias de BH estão vacinando maiores de 60 contra gripe; veja listaJovem confessa ter enterrado a mãe ainda viva no quintal de casaFinal de semana será de muito calor em MG, com chuviscos em algumas regiõesCom leitos de UTI/COVID parados, Uberaba tenta contratação de equipe médicaVacina da Pfizer: entenda os critérios de Minas para distribuição das dosesCOVID-19: Minas ultrapassa 1,5 milhão de casos e mais de 38,5 mil mortesFósseis de dinossauros são encontrados em empresa de mineraçãoFoi ressaltado pelo desembargador também que o risco maior à população “se vê demonstrado pelo iminente e potencial risco de disseminação e contaminação pelo coronavírus a partir do afastamento da medida de prevenção ao contágio calcada na ciência”.
As restrições de circulação estavam suspensas em Uberlândia desde o fim de abril, quando foi questionada a constitucionalidade da medida. Ao decidir sobre a demanda judicial, a juíza da 2ª vara da Fazenda Pública em Uberlândia, Juliana Faleiro de Lacerda Ventura, argumentou que em seu entendimento “nesta situação de pandemia compete ao Poder Executivo o poder/dever de gerir a crise sanitária, econômica, social e etc”.
O atual decreto municipal, que determina o toque de recolher entre 23h e 5h, foi publicado no início de maio.