Jornal Estado de Minas

EMOCIONANTE

Somente respire: vídeo de paciente sendo avisada que será extubada viraliza

Um vídeo gravado no Hospital Maternidade São Lucas, em Extrema, no Sul de Minas, no momento em que uma paciente é avisada da extubação do tratamento contra a COVID-19 tem emocionado milhares de pessoas.




A gravação foi feita pela equipe de fisioterapia em 17 de maio e viralizou depois de postado nas redes sociais (veja abaixo).

 

As profissionais ficam em frente ao leito de UTI onde a paciente estava intubada há 17 dias. Em folhas de papel, elas escreveram a mensagem para dona Prudência, de 67 anos, que já estava acordada após a retirada dos sedativos.



 

"Dona Prudência, agora são 11h do dia 17 de maio de 2021. A senhora está internada no Hospital São Lucas, de Extrema. Na vida, temos lutas e a luta pela vida é a maior delas. Parabéns, você está vencendo essa luta. A senhora está 17 dias entubada e hoje vamos tirar o tubo da sua garganta. Confie em nós, somente respire!".





 

O vídeo foi postado pela fisioterapeuta Thayná Magalhães, que é quem segura os cartazes com o aviso que vão retirar o tubo. A fisioterapeuta disse que são histórias assim que os fazem ter força para lutar pelos pacientes.

 

“'Na vida temos lutas e a luta pela vida é a MAIOR delas!'... Histórias como essa nos fazem ter forças para lutar, ainda mais, pelos nossos pacientes. E por trás de tudo isso, há uma equipe multi sensacional que me orgulho em fazer parte! Obrigada Deus por nos dar esse dom de cuidar do próximo com amor! Minha esperança é um mundo com pessoas vacinadas e sem pandemia! Somente RESPIRE,” escreveu na postagem.

 

Thayná também conversou com nossa reportagem. Por telefone, ela contou que todos ali ficaram muito emocionados no momento da extubação da paciente.

“A gente se emocionou bastante. Ficamos muito felizes em ver a evolução e ter um paciente recuperado. É um misto de emoções. Diante de um caos que estamos passando, isso mostra que é possível ainda ter esperança. E salvar vidas é muito gratificante”, disse a fisioterapeuta.





 

A paciente internada no Hospital Maternidade São Lucas é da cidade de Itapeva, vizinha a Extrema.

 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.





  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.





 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

audima