Em razão da pandemia de COVID-19, um decreto editado e publicado no meio da tarde desta sexta-feira (21/5), em Cássia, fecha a cidade para a entrada e circulação de fiéis. O documento, assinado pelo prefeito Rêmulo Carvalho Pinto, prevê a instalação de barreiras nos acessos à cidade neste sábado (22) – aniversário da cidade e dia da padroeira Santa Rita de Cássia – e no domingo (23).
A medida foi tomada pelo prefeito após reuniões com o Comitê de Combate e Enfrentamento ao Coronavírus.
A entrada de ônibus, vans, táxis e meios de transportes coletivos estão proibidos. No dia de Santa Rita, Cássia costuma receber 18 mil fiéis, devotos da santa.
A igreja irá apenas inaugurar o relógio regressivo no coreto, que marca a data da inauguração do novo santuário, empreendimento particular com previsão de inauguração em 22 de maio de 2022.
Os fiéis poderão ver a santa apenas de carro: a imagem ficará do lado de fora do templo, que permanecerá fechado nos dois dias.
Está prevista apenas uma carreata com a imagem da santa pelas ruas de Cássia, sem a presença de fiéis.
Conforme o decreto, a entrada de veículos particulares e transeuntes somente será permitida àqueles que comprovarem à ida em residências de moradores do município ou em trânsito pela cidade.
A comprovação deverá ser feita aos agentes nas barreiras sanitárias instaladas nas entradas de acesso à cidade, quando o visitante deverá informar nome e endereço completos da pessoa que reside no município.
A comprovação deverá ser feita aos agentes nas barreiras sanitárias instaladas nas entradas de acesso à cidade, quando o visitante deverá informar nome e endereço completos da pessoa que reside no município.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.