Moradores de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, cidade da Região Central de Minas Gerais, participaram na manhã deste sábado (22/5) de treinamento e simulado de emergência de evacuação. A atividade foi acompanhada por Defesa Civil de Ouro Preto, Polícia Militar e pela mineradora Vale.
Leia Mais
Minas registra 329 mortes e mais de 10 mil casos de COVID-19 em 24 horasCidades de MG esperam 3ª onda com mesma estrutura que já enfrentou colapsoBarragem que evacuou 144 famílias volta a ter estabilidade em Ouro PretoSimulado de evacuação de emergência em Antônio PereiraDefesa Civil e Vale farão simulado de evacuação para rompimento de barragemSegundo a Defesa Civil, a atividade integra o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). “O objetivo é orientar a população sobre como proceder em caso de emergência”, diz o órgão.
Em nível 1, apenas a operação deve ser suspensa, e as 144 famílias removidas desde 13 de agosto de 2020 podem voltar às suas casas. Contudo, os evacuados que pertencem a Antônio Pereira, serão ainda mantidos nos hotéis e casas alugadas preventivamente pela mineradora até que a Barragem do Doutor seja completamente desmanchada e reintegrada ao meio ambiente.
Situação atual
Atualmente a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil lista 26 barragens em nível 1, sendo 20 pertencentes à Vale. Nove estruturas em nível 2, sendo sete da Vale Capitão do Mato (Nova Lima), Grupo, Forquilha I e II (Ouro Preto), Sul Inferior e Norte Laranjeiras (Barão de Cocais), Xingu (Mariana). As demais são B2 Auxiliar (Rio Acima) e De Rejeitos (Itatiaiuçu).
Em situação mais crítica, em nível 3, que é risco iminente de ruptura, há apenas três barragens, todas elas em Minas Gerais e operadas pela Vale. São elas: Forquilha III (Ouro Preto), Sul Superior (Barão de Cocais) e B3/B4 (Nova Lima).