Projeto de lei enviado à Câmara Municipal de Patos de Minas pelo Executivo cria um auxílio emergencial para a classe artística da cidade. Seriam duas parcelas de R$ 300.
Existe a expectativa de votação do PL nesta quinta-feira (27/5), durante sessão ordinária do Legislativo.
O objetivo é reduzir danos aos trabalhadores da cultura da cidade do Alto Paranaíba com a queda de oferta de trabalho em 2021 por causa da pandemia de COVID-19.
A proposição assinada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira ainda não foi votada pelos vereadores, mas o texto diz que serão utilizados “recursos ordinários que seriam aplicados na realização do evento cultural denominado Fenapraça, o qual foi impossibilitado de ocorrer nos moldes tradicionais”.
Leia Mais
COVID-19: UFMG identifica 68 bebês que nasceram com anticorposCOVID: Câmara de Uberaba deve instaurar CPI da vacinação na próxima semanaFamília é feita refém por homem em disputa de herançacoronavirusmgCom 36 casos positivos, Araxá confirma surto de COVID em empresa da cidadeTimóteo retomará as aulas presenciais na segunda-feira (31/5)Kalil assina termo de patrocínio para financiar vacina desenvolvida na UFMGOcupação em Sete Lagoas pode sofrer reintegração de posse nesta quinta (27)Prefeito de Itaúna rebate moção de repúdio pedida por Bruno EnglerExiste a expectativa de votação do PL nesta quinta-feira (27/5), durante sessão ordinária do Legislativo.
O objetivo é reduzir danos aos trabalhadores da cultura da cidade do Alto Paranaíba com a queda de oferta de trabalho em 2021 por causa da pandemia de COVID-19.
A proposição assinada pelo prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira ainda não foi votada pelos vereadores, mas o texto diz que serão utilizados “recursos ordinários que seriam aplicados na realização do evento cultural denominado Fenapraça, o qual foi impossibilitado de ocorrer nos moldes tradicionais”.
O PL ainda fala que vai alcançar vários profissionais do meio cultural de Patos de Minas, como artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte, para o recebimento do auxílio emergencial cultural.
Será de reponsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer a elaboração e divulgação do Edital de Chamamento Público, com procedimentos e requisitos para solicitação do auxílio.
Contudo, será preciso que os interessados comprovem a atuação profissional no seguimento mediante apresentação de fotografias, vídeos ou mídias digitais, cartazes, catálogos, reportagens, portfólios, redes sociais, material publicitário ou contratos anteriores, além de fornecer toda a documentação exigida no prazo a ser estipulado.
Existem outras exigências, segundo a proposta, para que o artista possa receber o benefício de duas parcelas mensais, caso seja aprovado. O trabalhador não pode ter ganhos anuais acima de R$ 28.559,70 ou ter vínculo empregatício, por exemplo.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás