Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Santa Rita do Sapucaí endurece medidas restritivas contra COVID

A prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, divulgou novo decreto com medidas mais restritivas para conter a disseminação da COVID-19 – o número de cassos cresceu quase 70% em 20 dias.

O documento, assinado pelo prefeito Wander Wilson Chaves nesta quarta-feira (26), estabelece que comércios e prestadores de serviços só poderão funcionar até às 20h nos próximos 15 dias – exceto consultórios, clínicas médicas, odontológicas, farmácias, laboratórios, clínicas veterinárias, além da rede de ensino médio e superior.




 
Depois desse horário, bares, restaurantes e similares só poderão funcionar mediante entrega no endereço do cliente até meia-noite, sendo proibida a retirada de alimentos e bebidas no local.

O Centro de Eventos, praças, quadras de esportes e demais espaços públicos também ficarão fechados ao público. Outra determinação é que a gratuidade do transporte público no município poderá ocorrer apenas das 9h às 15h.
 
As medidas foram estabelecidas após o município registrar aumento no número de casos de aproximadamente 70% no período de 20 dias, conforme o decreto.

Além disso, a ocupação de leitos de UTI no Hospital Antônio Moreira da Costa está em 100%. Vale destacar que Pouso Alegre, que é referência do tratamento da COVID na região, também está com todos os leitos de tratamento intensivo ocupados.




 
O estabelecimento que descumprir a determinação, de acordo o documento, está sujeito a uma multa no valor mínimo de R$ 2.366,40, interdição da atividade, suspensão e/ou cassação de alvará de localização e funcionamento.

A permanência de pessoas sem o uso de máscara em qualquer estabelecimento privado acessível ao público também sujeitará o estabelecimento à multa.

Aulas presenciais

A rede de ensino fundamental, médio e superior poderá funcionar, mas algumas regras foram criadas para evitar a contaminação de alunos e profissionais da educação. O decreto determina que:
  • Havendo mais de um caso que tenha testado positivo para COVID-19 na mesma turma, essa turma deverá migrar para o ensino on-line;

  • Havendo mais de uma turma que tenha migrado para o ensino on-line em um mesmo turno, todas as demais turmas daquele turno deverão migrar para o enisno on-line.

COVID em Santa Rita do Sapucaí

O município contabiliza 2.474 diagnósticos para o novo coronavírus e 48 óbitos desde o início da pandemia. Outros 105 casos suspeitos estão sendo investigados. Os números foram atualizados nesta quarta-feira (26). 




 
Neste momento, 211 pessoas estão com COVID-19 em Santa Rita do Sapucaí – 202 cumprindo isolamento domiciliar e 9 hospitalizadas. Quatro pacientes de outros municípios também estão internados em Santa Rita. 
(Gabriella Starneck/Especial para o EM) 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.





  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:






audima