A Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Governador Valadares nesta quarta-feira (26/5) e cumpriu agenda política e religiosa. Ela veio à cidade convidada pelo pastor Flamarion Rolando, da Igreja do Evangelho Quadrangular. E aproveitou a visita para compromissos políticos.
Visitou a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Central), onde anunciou uma parceria com o município para o desenvolvimentos de políticas públicas e assistenciais, como a implantação do Programa Criança Protegida, fortalecimento dos conselhos tutelares com carros e equipamentos, programas para contemplar idosos, jovens e mulheres fomentando o empreendedorismo e o “Famílias Fortes”.
"Queremos dessa forma fortalecer os vínculos familiares, promover oficinas para pais ou pessoas que exercem essa função dentro do ciclo familiar e assim fazer com que as habilidades parentais sejam desenvolvidas” disse a ministra.
No início da tarde, Damares Alves participou de reunião com o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, e prefeitos de cidades do Vale do Rio Doce. Durante a reunião, ela falou sobre o Estatuto Municipal da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e participou da assinatura do decreto que cria a Ouvidoria Racial Municipal.
Damares Alves também participou da entrega das obras de revitalização da Praça de Esportes, que agora tem 100% de acessibilidade. A praça foi reformada e adaptada para promover a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas mais diversas atividades oferecidas pela prefeitura no local.
Depois da visita à Praça de Esportes, a Ministra Damares foi ao Parque de Exposições para conhecer o serviço de equoterapia, custeado pelo Sistema Único de Saúde, que atende de forma gratuita 85 pacientes, sendo 65 adultos e 20 crianças do Centro de Apoio ao Deficiente Físico Dr. Otávio (CADEF).
A equoterapia utiliza o cavalo como ferramenta terapêutica no processo de reabilitação de pessoas com deficiência. É uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a Equovila e é realizada nas dependências do Parque de Exposições José Tavares.