A vítima da tragédia de Brumadinho identificada nesta quinta-feira (27/5) é o soldador Renato Eustáquio de Sousa, que tinha 34 anos em 25 de janeiro de 2019, quando a Barragem 1 da Mina do Córrego do Feijão se rompeu. Ele era funcionário da Vale, proprietária da represa, e natural de BH.
Leia Mais
Tragédia de Brumadinho: mais um desaparecido tem identidade confirmadaVale indenizará trabalhador que escapou do rompimento em BrumadinhoBrumadinho: bombeiros chegam à sétima estratégia de buscas por vítimasBrumadinho: bombeiros encontram mais um corpo; identificação depende do IMLSistema organiza frota de 62 caminhões-pipa para abastecer atingidosVale prorroga até agosto pagamento aos atingidos por barragem em BrumadinhoMunicípios da Bacia do Paraopeba vão receber R$ 2,5 bi do acordo com a ValeHomem coloca fogo em papéis dentro de avião da Gol que saiu de BHBuscas em Brumadinho serão aceleradas pelos bombeiros
“Foi encontrado um fragmento do fêmur dessa vítima em 14 de janeiro de 2021 pelos bombeiros. Logo a seguir, esse fragmento foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML). Após a triagem, o material foi encaminhado para o Instituto de Criminalística, onde deu entrada em 28 de janeiro”, afirmou o policial civil.
Agora, apenas 10 pessoas seguem desaparecidas. O rompimento da barragem matou 270 ao todo.
E há esperança para que se encontre os ainda sumidos. Segundo Thales Bittencourt, a Polícia Civil ainda processa 35 segmentos corporais, que podem ser dessas pessoas desaparecidas.
Desde o início dos trabalhos, a instituição recebeu 909 segmentos. Desses, 874 já foram totalmente mapeados, e grande parte resultou em reidentificações.
Desde dezembro de 2019, as autoridades não identificavam um corpo sob o mar de lama. A operação do Corpo de Bombeiros segue desde a catástrofe, com duas interrupções desde então por conta da pandemia da COVID-19.
Mãe recorda a vida de Renato
Em 25 de janeiro deste ano, quando a tragédia completou dois anos, o Estado de Minas conversou com Eva Aparecida, mãe do soldador da Vale identificado nesta quinta.
"Nosso primeiro filho tinha muitos sonhos. As filhas dele perguntam pra mim: 'onde meu pai foi?'", disse a mulher na Base Bravo do Corpo de Bombeiros, no distrito de Córrego do Feijão, onde acontecia um evento em homenagem às vítimas.
"Nenhuma reparação neste mundo me traz a alegria de volta. Deus sabe o que faz, e eu espero na justiça Dele", afirmou Eva na oportunidade.
De acordo com a Polícia Civil, a família de Renato Eustáquio de Sousa já foi avisada pela instituição sobre a identificação, antes mesmo da divulgação do fato.
Agora, a família já pode realizar a cerimônia de despedida do soldador da maneira que preferir.
Governador se manifesta
A notícia da identificação de mais um desaparecido da tragédia foi dada pelo governador Romeu Zema (Novo) no Twitter primeiramente.
"Um alento para as famílias das vítimas de Brumadinho: foi identificada hoje mais uma joia. Que Deus conforte os familiares. Não vamos perder as esperanças", escreveu Zema.