Expectativa, presentes e orações, na tarde deste sábado (29/5), para um grupo de "futuras mamães". O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte, recebeu 50 gestantes para doação de enxovais para os bebês. Os conjuntos com 15 itens, acondicionados em banheirinhas, ficaram dispostos sobre os bancos do templo, à espera das mulheres que se cadastraram na Obra do Berço.
No interior da Igreja, capaz de receber mais de 300 fiéis, as gestantes ficaram em distanciamento adequado e com máscaras, medidas necessárias para prevenção da COVID-19.
Na oportunidade, as gestantes participaram de um momento de espiritualidade, com o reitor do santuário, padre Marcelo Silva, seguido de palestra com a médica pediatra Luiza Homaidan sobre os cuidados com as mães e os bebês.
"Vai me ajudar muito, pois enxoval de bebê é muito caro, ainda mais nesse tempo de pandemia. Além disso, estou desempregada", disse Kathleen Eduarda Rodrigues Souza, de 19 anos. Com quase nove meses de gravidez, esperando o menino que vai se chamar Layon Miguel, a jovem é mãe de Emile, de 3.
A programação especial integra a Semana Eucarística do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, em preparação para a festa de Corpus Christi e em homenagem ao centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.
INICIATIVA - A Obra do Berço é uma ação social desenvolvida há 50 anos pelo Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. A iniciativa oferece enxovais de bebês para gestantes de comunidades pobres, com oferta de doações graças à solidariedade de benfeitores e voluntários.
Informações sobre como ajudar: (31) 3222-2361. Endereço do Santuário para a entrega de doações: Rua Sergipe, 175, bairro da Boa Viagem, Belo Horizonte.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas