A prefeitura de Varginha anuncia que profissionais da educação serão os próximos vacinados. O aviso foi feito pelas redes sociais do Prefeito Vérdi Lucio Melo (Avantes).
Leia Mais
coronavirusmgCOVID: paciente que estava internado com variante indiana recebe altaGuarda de Uberaba acaba com festa clandestina com cerca de 400 pessoasCidades mineiras recebem kit intubação do governo estadualPrefeitura de Montes Claros começa a vacinar professores contra COVID-19Operação da PF em Minas investiga desvio de dinheiro na Caixa Econômica Profissionais da educação são vacinados e protestam contra governo federalVeja quantas pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 na sua cidadeCOVID-19: com 6.798 mortes em maio, Minas perdeu 40.497 vidas para a doençaJustiça veta reabertura de supermercados no interior de MinasAglomeração no domingo acende alerta para o feriado de Corpus Christi em BHVarginha será a primeira do núcleo das cinco maiores cidades do Sul de Minas, a realizar o Plano de Nacional de Imunizações nesta faixa da população. As prefeituras de Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Lavras aguardam a chegada de novos imunizantes.
O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica no site oficial da instituição, avisando sobre a antecipação da vacinação contra a COVID-19 em todo o país.
Segundo o ministério, todos os profissionais da educação, incluindo os da faxina, portaria e manutenção, serão imunizados. A ordem de prioridade ficou definida desta forma:
- Creches;
- Pré-escolas;
- Ensino fundamental;
- Ensino médio;
- Profissionalizantes;
- Educação de Jovens e Adultos;
- Ensino Superior.
A pasta também avisou que após a vacinação dos grupos com comorbidade e trabalhadores da educação, será possível dar início à imunização por faixa etária das pessoas que não apresentam nenhum tipo de doença ou não estão na linha de risco de enfrentamento do novo coronavírus.
Com isso, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO), será feito de forma escalonada, para atender o público prioritário, da maneira mais rápida possível.
“O PNI vai atender o segmento em continuidade ao PNO, e vai também atribuir um percentual por faixa etária, começando da faixa etária mais velha para a mais jovem. Pois quanto maior a faixa etária maior o risco de complicações e óbitos. Com isso, segue-se o mesmo critério utilizado para definição dos grupos prioritários”, disse a coordenadora-geral do PNI, Francieli Fontana.
Na última sexta, o governo de Minas recomendou aos municípios que avançassem com a imunização de outros grupos prioritários.
Procurando agilizar e assegurar a volta às aulas, o prefeito de Varginha afirma que os profissionais serão imunizados a partir desta semana com a chegada de novo lote de vacinas.
“Reconhecendo o que havíamos reafirmado há muito tempo, a importância das aulas presenciais principalmente para as crianças, uma vez que, há uma dificuldade dos grupos sociais menos favorecidos para adesão ao ensino à distância. Além do que, as escolas contribuem para a socialização e para a segurança alimentar das crianças”, afirma o prefeito.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás