Jornal Estado de Minas

COVID-19

Falta de vacinas impede PBH prever data para imunização abaixo de 59 anos


 
A vacinação de pessoas com comorbidades abaixo dos 59 anos, iniciada em maio, acendeu uma esperança de que a imunização pudesse se estender às pessoas dessa faixa etária sem as complicações. Mas, ao que tudo indica, ainda deve demorar o momento para imunização dos adultos em Belo Horizonte.  
 
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que ainda não é possível determinar quando iniciará a vacinação das pessoas com idade abaixo de 59 anos fora dos grupos prioritários. "Para o chamamento é necessário que o município receba novas doses das vacinas contra a COVID-19", informou a Secretaria Municipal de Saúde por meio de nota.




 
Segundo a pasta, o Ministério da Saúde, em normativa, indicou que a possibilidade de abertura da vacinação para pessoas fora dos grupos prioritários, com idade de 59 anos e menos, deve ocorrer com a finalização ou avanço na imunização dos grupos contemplados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.
 
A SMS informou ainda que o  próximo grupo que deve ser vacinado são pessoas com deficiência, que não são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada. Outro grupo serão os professores do ensino fundamental.

O cadastro para  pessoas com deficiência foi aberto entre os dias 27 a 30 de maio. Também está sendo realizado o levantamento, junto às instituições de ensino, do número de trabalhadores do ensino fundamental. 

Nesta semana, a PBH prossegue a aplicação da segunda dose para idosos de 85 a 80 anos. Também poderão se imunizar pessoas de grupos já contemplados e que por alguma razão ainda não compareceram. Os locais são específicos para cada grupo e podem ser verificados no portal da Prefeitura.




audima