Nove cidades do Sul de Minas Gerais vão receber 7.116 doses da vacina contra COVID-19 da Pfizer/BioNTech, recebidas na manhã desta segunda-feira (31/5) pelo governo do estado, em Belo Horizonte. O total que será distribuído em Minas é de 60.840 frascos do imunizante.
Vai ser a primeira remessa entregue para essas cidades desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu o armazenamento das vacinas a uma temperatura que não obrigue a compra de geladeiras especiais.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), os municípios que podem receber as vacinas da fabricante norte-americana devem estar distantes no máximo 2h30 de Belo Horizonte (tanto de avião como por terra), para garantir a preservação da temperatura de transporte indicada.
A Anvisa permitiu, na semana passada, que as doses fossem mantidas em temperaturas entre 2°C à 8°C (equivalentes às de uma geladeira comum) por até 31 dias, quando a validade anterior era de apenas cinco. A alteração foi feita após consultas à fabricante.
As cidades do Sul que vão receber as vacinas nas próximas horas são:
- Andradas - 810 doses
- Boa Esperança - 714 doses
- Extrema - 522 doses
- Guaxupé - 906 doses
- Machado - 846 doses
- Ouro Fino - 438 doses
- Santa Rita do Sapucaí - 618 doses
- São Sebastião do Paraíso - 1.236 doses
- Três Pontas - 1.026 doses
Assim que as vacinas forem entregues, as prefeituras das cidades vão definir como serão feitas as aplicações.
Esta remessa da Pfizer é destinada à vacinação de pessoas com deficiência permanente, comorbidades, trabalhadores do transporte aéreo e forças de segurança e salvamento.