Jornal Estado de Minas

TEMPORAL

BH tem novo alerta de chuva com raios para esta terça-feira (1/6)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um novo alerta para possibilidade de chuvas (até 20mm) com raios e rajadas de vento em torno de 40km/h nesta terça-feira (1/6). O aviso é válido até as 8h de quarta-feira (2/6).



Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Belo Horizonte e Região Metropolitana têm céu parcialmente nublado e há possibilidade de pancadas de chuvas com trovoadas à tarde e à noite.

A menor temperatura registrada na capital nesta terça (1/6) foi na estação meteorológica Cercadinho, de 14,4°C. A máxima deve ficar em torno dos  27°C.

Depois de vários dias de tempo seco, Belo Horizonte e a região metropolitana registraram pancada de chuva nessa segunda-feira (31/5). As pancadas atingiram todas as regiões da capital. Apesar disso, o Corpo de Bombeiros informou que não houve ocorrências relacionadas às chuvas no estado.



A Região Leste foi a que registrou maior volume de chuva nessa segunda: 26,8mm, equivalente a 95,4% da média histórica do mês (28,1mm).

Apenas quatro regionais de BH já bateram a mediana de maio: Norte, Barreiro, Leste e Nordeste.

Em Minas, de acordo com o Inmet, nas Regiões Oeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Triângulo Mineiro, Sul e Central Mineira a previsão é de que também ocorram chuvas com trovoadas até ao final do dia. Nessas regiões, o céu fica nublado. Nas demais áreas o sol aparece entre nuvens. 

Recomendações

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. %u2800
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos. %u2800
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores. %u2800
- Atenção especial para áreas de encostas e morros. %u2800
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). %u2800
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

(Com informações de Roger Dias e Gabriela Leão Silva*)



audima