Jornal Estado de Minas

BOMBEIROS

Homem é resgatado após mais de 48 horas em mata no Sul de Minas

Um homem de 34 anos que praticava trekking se perdeu no trajeto de travessia da Serra Fina, em Passa Quatro, no Sul de Minas , e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. A vítima, identificada como F. C. R. L, pediu ajuda no domingo (30/5) mas só foi resgatada e levada para o hospital nesta terça-feira (1/6), porque as condições climáticas dificultaram o resgate. 



Os bombeiros de São Lourenço foram acionados no final da tarde de domingo (30/5). O aventureiro disse que, devido à forte chuva que atingiu a região no domingo, ele ficou perdido na travessia próximo à Pedra da Mina e relatou também que tinha ferimentos, estava sem água potável e alimentação e todo seu equipamento estava molhado.

Uma equipe dos bombeiros, composta por três militares, se deslocou para o município de Passa Quatro. O resgate foi iniciado ainda no final da tarde de domingo, utilizando o acesso a Pedra da Mina através da trilha conhecida como Paiolinho.

Com o avançar da noite e devido às condições climáticas da Serra Fina - frio intenso, neblina, chuva e vento forte -, a equipe de resgate precisou acampar  e reiniciou as buscas às 4h da madrugada de segunda-feira (31/5).



Por volta das 14h, os bombeiros chegam até a Pedra da Mina, onde conseguiram estabelecer contato com a vítima.

Mas, novamente, a chuva intensa, formação de granizo e muitas nuvens na Serra Fina impediram, temporariamente, o uso do helicópteros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no resgate.

A equipe encontrou o homem às 15h e iniciou o retorno por terra. Chovia no alto do cume da Pedra da Mina no momento da abordagem e a precipitação se manteve durante o trajeto da volta, o que dificultou o retorno.

No início da madrugada desta terça-feira (1/6), a equipe de resgate conseguiu concluir o retorno e levou a vítima para avaliação médica em hospital de Passa Quatro. 

Segundo os militares de São Lourenço, a vítima chegou a fazer contato também com os Bombeiros de São Paulo, que se colocaram para ajudar. Os bombeiros de Minas, no entanto, não chegaram a ter contato com a equipe paulista.

audima