Arte, cores e juventude para saudar o dia de Corpus Christi. Na noite desta quarta-feira (2/6), um grupo católico da Paróquia São José (Santuário São José), no Centro de Belo Horizonte, dá início à confecção de um tapete que vai cobrir a escadaria na frente do templo.
A expectativa é de terminar, na madrugada, o trabalho feito com serragem e sal refinado tingidos.
Leia Mais
Corpus Christi em Sabará terá o maior tapete da históriaCorpus Christi: veja o que abre e o que fecha no feriadão em BHOperação da PM no Corpus Christi começa com apreensões em MinasTapetes de serragem homenageiam profissionais da saúde em MinasOuro Preto amanhece decorada para as celebrações de Corpus ChristiCOVID-19: veja como será o plantão de feriado em cidades mineirasAntes da pandemia, um imenso tapete unia os santuários arquidiocesanos São José e Santíssima Eucaristia (Igreja Boa Viagem). "Vamos manter a tradição, embora em escala menor, ainda mais que neste ano dedicado ao padroeiro, São José, e também na primeira comemoração de Corpus Christi na Igreja elevada a Santuário", disse o reitor e pároco, o padre redentorista José Cláudio Teixeira.
As missas desta quinta-feira (3/6), feriado, serão às 7h, 8h30, 10h e 11h30, sendo essa com exposição e bênção do santíssimo.
A capacidade do templo é para 170 pessoas, valendo a ordem de chegada para entrar, seguindo-se as normas sanitárias.
Em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a exemplo de Sabará, Santa Luzia e Jaboticatubas, os jovens participam da montagem dos tapetes no entorno das igrejas e, em alguns casos, no interior dos templos.
Peregrinos
Às 18h de quinta-feira, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai se unir aos peregrinos do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Durante a celebração, será oficializada a mudança de nome do Santuário Arquidiocesano (anteriormente, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Santuário da Adoração Perpétua).
Neste ano, no templo, não haverá os tradicionais tapetes devido à pandemia.
Também na quinta-feira (3), dom Walmor estará na Catedral Cristo Rei, às 10h30, para celebrar a eucaristia, na solenidade de Corpus Christi.
A recepção aos peregrinos ocorrerá na entrada da catedral que fica na Rua Campo Verde, 150, Bairro Juliana, na Região Norte de BH. Mais cedo, às 9h, o arcebispo celebrará missa, na Capela Curial São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000, na Pampulha.
Significado da data
No Dia de Corpus Christi, a Igreja, no mundo inteiro, celebra o mistério da eucaristia e o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A celebração é uma referência à quinta-feira santa, quando se deu a instituição da eucaristia, durante a última ceia de Jesus Cristo com os Apóstolos.
As celebrações da Festa de Corpus Christi pelas comunidades de fé da Arquidiocese de BH seguirão as diretrizes para o tempo de pandemia, publicadas no documento Evangelização Missionária um novo Tempo.
Entre as diretrizes, estão o uso obrigatório de máscara, respeito ao distanciamento social, com ocupação parcial dos espaços das igrejas e disponibilidade de álcool em gel nos ambientes de celebração.