As prefeituras das principais cidades do Leste de Minas Gerais decretaram ponto facultativo na sexta-feira (04/6) e só voltam com suas atividades normais na segunda-feira (07/6). No entanto, os serviços essenciais aos cidadãos não serão paralisados.
Em Governador Valadares, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai intensificar o trabalho de vacinação contra a COVID-19 nesta quinta-feira (03/2), feriado nacional de Corpus Christi imunizando mais trabalhadores da saúde.
Apesar do município não ter recebido doses para este público, após uma análise, o setor de imunização fez um remanejamento de aproximadamente mil doses para vacinar trabalhadores da saúde que estão na ativa e ainda não receberam a primeira dose.
Para isso, a sala 28 da Policlínica Central vai funcionar de 8h às 13h e outras seis unidades básicas de saúde, de 8h às 12h, para imunizar este público. A vacinação será no Altinópolis III e IV, Santa Terezinha, Jardim Pérola I, II, III e IV, Santa Helena I e II, Santa Rita II, São Raimundo I e II.
A SMS informou que, para ter direito à imunização, o profissional precisa exercer uma das atividades descritas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. Além disso, é necessário um agendamento prévio no site da prefeitura.
No ato da vacinação o profissional deverá apresentar um documento que comprove sua atividade, como carteira de trabalho, contracheque, carteira do conselho com certidão negativa de débito e outros. E também documento pessoal, cartão SUS e cartão de vacinas, se o tiver.
Vale do Aço
Os serviços essenciais e Centro COVID-19 de Fabriciano vão funcionar durante o Feriado de Corpus Christi. Na quinta e sexta-feira, funcionarão os serviços essenciais como a vigilância dos prédios públicos, cemitério municipal, fiscalização e atividades do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus
.
A coleta de lixo domiciliar – executada pela Vina – seguirá o calendário semanal, portanto, funcionará normalmente; já os demais serviços (varrição, capina, coleta de entulho e ecopontos) estarão suspensos no feriado.
A coleta de lixo domiciliar – executada pela Vina – seguirá o calendário semanal, portanto, funcionará normalmente; já os demais serviços (varrição, capina, coleta de entulho e ecopontos) estarão suspensos no feriado.
O Centro COVID-19 da Rua José Maria Magalhães, 209, Centro, vai funcionar normalmente das 7h às 19h, para atendimento de pacientes com sintomas da doença. Após este horário, em caso de urgência e emergência médicas, o cidadão deve procurar a UPA 24h, no Silvio Pereira II, ou Hospital Dr. José Morais. O mesmo serve para o Tele Referência – Saúde, com atendimento 24 horas por dia via WhatsApp pelo telefone (31) 9 8942-3003.
Em Timóteo, as repartições públicas municipais e as Unidades Básicas de Saúde não abrirão no feriadão. O Centro de Atendimento da COVID-19, localizado no Bairro Olaria II, vai funcionar de 7 às 17h na quinta-feira; de 7 às 18h na sexta-feira e de 7 às 17h no sábado e domingo.
Os casos de emergência e urgência médicas serão atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Primavera, que funciona em regime de plantão 24h.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
[VIDEO4]