Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

BH pode começar vacinação geral na próxima semana

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou, nesta quinta-feira (3/6), que pessoas de 59 anos ou menos podem ser convocadas para vacinação, em ordem decrescente, a partir da próxima semana, condicionado ao recebimento de doses.





"Para a ampliação do público e abertura de grupos é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo", informou a nota.

As informações sobre o público elegível para a vacinação - população de 18 anos ou mais -, assim como as pessoas que receberam a primeira e segunda dose da vacina contra a COVID-19, estão disponíveis no portal da Prefeitura.

Na sexta-feira passada (28/5), conforme o Estado de Minas publicou, a administração municipal informou que a normativa do Ministério da Saúde que indica a possibilidade de abertura da vacinação para pessoas fora dos grupos prioritários, com idade de 59 anos ou menos, deve ocorrer com a finalização ou avanço na imunização dos grupos já contemplados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. A administração afirmou que poderia começar após vacinação dos profissionais da educação.



A prefeitura garante que tem toda a estrutura necessária, seja de recursos humanos ou postos de vacinação, para que o processo ocorra de maneira rápida, segura e eficaz.

Enquanto isso... 

Chegou a Minas Gerais a segunda parte do 22º lote de vacinas contra a COVID-19. As 62.010 doses do laboratório Pfizer desembarcaram, nesta quinta-feira (3/6), no Aeroporto Internacional de BH, para dar sequência à estratégia vacinal dos mineiros. Na quarta-feira (2/6), chegaram 588.500 doses da AstraZeneca

Segundo o Governo de Minas, as 588.500 doses da AstraZeneca serão destinadas à continuidade da imunização dos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e deficiência permanente, e ao início da vacinação de trabalhadores da Educação do ensino básico.

Já as 62.010 doses da Pfizer serão destinadas aos trabalhadores do transporte aéreo, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz com algum acometimento na saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.





 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.





O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

audima