Comerciantes de Andradas, no Sul de Minas, têm recebido ligações de supostos agentes da Vigilância Sanitária pedindo dados confidenciais e os telefones para aplicar golpes. A denúncia foi feita à prefeitura, que confirmou se tratar de um esquema de estelionato.
Os relatos são parecidos: pessoas ligam para os estabelecimentos comerciais dizendo ser agentes da Vigilância. Eles dizem que o proprietário foi denunciado por irregularidades nas medidas de combate à COVID-19.
Os golpistas pedem então o número de telefone celular e algumas informações do estabelecimento. Entram em contato com os proprietários pelos números de celular, via aplicativo de mensagens, e enviam links que deveriam ser acessados.
Não houve registro de pessoas que caíram no golpe, mas o alerta é que os links possam servir para roubar os dados dos comerciantes.
A administração pede que, quem receber a ligação, entre em contato imediatamente com a Guarda Municipal, pelo telefone 153, ou Polícia Militar (no número 190), ou ainda com a Polícia Civil, pelo telefone 197.