A Vale testará nesta terça-feira (8/6), a partir das 9h, um grupo de sirenes das barragens B3 e B4, B6, B7 e Taquaras da Mina Mar Azul, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é coletar novos dados acústicos.
De acordo com a mineradora, a população já foi avisada sobre o teste e, antes do acionamento, um novo aviso será emitido. Não será necessária nenhuma ação por parte dos moradores.
O som alcançará as áreas operacionais da Vale e localidades próximas às estruturas, como São Sebastião das Águas Claras, Capela Velha, Parque do Engenho, Mata do Engenho, Canto dos Fechos, Jardim Amanda e condomínios Parsárgada e Ecoville.
Às 10h desta terça (8/6) será realizado outro teste mensal do sistema de alerta das barragens das minas da Mutuca, Mar Azul, Tamanduá e da Mina de Águas Claras, em Nova Lima. Dessa vez, o toque será de música instrumental, que poderá ser ouvida na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas.
"As atividades são preventivas e fazem parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente", disse a Vale em nota.
As barragens B3/B4, que são testadas pela Vale nesta terça, são listadas pela Defesa Civil como nível 3, o que significa risco iminente de ruptura. Além delas, as estruturas de Forquilha III (Ouro Preto) e Sul Superior (Barão de Cocais) são as únicas do país com esse índice de insegurança, todas pertencentes à mineradora.
.