A prefeitura de Araxá, no Triângulo Mineiro, cidade natal do governador Romeu Zema (Novo), cobrou maior participação do governo do estado no combate à COVID-19, especialmente na compra de medicamentos do kit intubação e na abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O pedido foi feito durante visita de uma equipe criada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para verificar a situação da pandemia em Minas.
Leia Mais
Mais de 100 vídeos: polícia prende estuprador de crianças na Grande BHSul de Minas e Triângulo Mineiro poderão ter 5 novas rotas de trensBaixa procura: Uberaba avança faixa etária de pessoas com comorbidadescoronavirusmgMG vai investir R$ 1 bilhão na ampliação de serviços hospitalares Araxá impõe novas medidas restritivas e prorroga decreto por mais 10 diasCOVID: ocupação de leitos de enfermaria começa a cair em UberabaPC de Araxá vai realizar o 1º leilão virtual de veículos do interior de MGDenúncia: hospital de campanha opera sem kit intubação em DivinópolisPacientes renais sofrem com a falta de medicamentos em Ponte NovaO pedido foi feito durante visita de uma equipe criada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para verificar a situação da pandemia em Minas.
A equipe visitou a Santa Casa de Misericórdia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os dois Centros de Referência no atendimento de casos suspeitos de COVID-19 (Unisul e Uninordeste).
O prefeito Robson Magela (Cidadania) disse que chegou o momento em que é "necessária a ajuda do estado" para buscar soluções e alternativos.
“Precisamos de profissionais da área da saúde, precisamos de medicamentos, precisamos ampliar nossos leitos, precisamos buscar o que há de melhor para a nossa cidade no combate à COVID-19. Tudo que fizemos até aqui foi com recursos do município, por isso, entendemos que o estado tem deixado a desejar conosco e que precisa colaborar”, disse.
De acordo com a coordenadora da equipe da SES-MG, Adriana Vilela, o próprio estado encontra dificuldades para ajudar os municípios, e afirma que toda a ajuda possível é oferecida.
"O município já vem com essa ideia de aumentar o número de leitos. Existe o espaço, mas o problema aqui, que acontece no mundo todo, são recursos humanos, profissionais da saúde. Já abrimos processos seletivos para ajudar os municípios, mas as pessoas não têm procurado. Então, com essa escassez, realizamos essas visitas para sugerir algumas mudanças nos processos que possam resultar em alguma melhoria no enfrentamento à doença”, afirmou Adriana.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.