A fila da vacinação contra a COVID-19 avança para pessoas sem comorbidades em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira (9/6), chegou a vez daqueles que completaram 57 anos até 30 de junho e que estão fora da lista de comorbidades.
No drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma fila de carros se formou logo cedo e, dentro de cada um, a alegria que não cabia no peito de poder vacinar.
No drive-thru da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma fila de carros se formou logo cedo e, dentro de cada um, a alegria que não cabia no peito de poder vacinar.
A emoção foi grande para Jaime Luciano da Silva, de 57 anos, que chorou ao contar sobre a ansiedade que estava para receber a primeira dose da vacina. “É um alívio muito grande por estarmos num período muito difícil, de uma pandemia muito complicada”, conta.
Para ele, vacinar é uma felicidade ainda maior depois de passar pela perda de vários conhecidos e parentes. “Para mim é um sossego, eu fico até emocionado de estar aqui e poder passar por isso. Perdi amigos e primos para a doença”, lamentou.
A alegria de receber a vacina é em dose dupla para os gêmeos Vagner Ribeiro e Victor Ribeiro, de 57. “A gente tem que ficar livre o mais rápido possível desse vírus, é realmente um marco na nossa história vir aqui hoje juntos. Principalmente porque moramos com nossos pais e eles têm mais de 80 anos”, comemoraram.
A vacinação pela idade vai ser interrompida nesta quinta-feira (10/6) para dar a vez para motoristas do transporte coletivo municipal e cobradores, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de funcionários do sistema metroferroviário. Já na sexta-feira (11/6), volta com a programação da idade para vacinar as pessoas com 56 anos completos até 30 de junho.
Confira os endereços dos 224 pontos distribuídos em Belo Horizonte para a vacinação contra COVID-19 no site de prefeitura.
Confira o cronograma da semana:
Segunda-feira (7/6): 59 anos completos até 30 de junho
Terça-feira (8/6): 58 anos completos até 30 de junho
Quarta-feira (9/6): 57 anos completos até 30 de junho
Quinta-feira (10/6): motoristas do transporte coletivo municipal e cobradores, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de funcionários do sistema metroferroviário
Sexta-feira (11/6): 56 anos completos até 30 de junho
Sábado (12/6): caminhoneiros
Vacinômetro
De acordo com os indicadores divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a capital mineira conta com 44,6% de pessoas vacinadas com a primeira dose e outras 19,8% completaram o processo de vacinação com a segunda dose.
Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a estimativa é vacinar toda a população mineira acima dos 18 anos até dezembro de 2021.