O Hospital São Lucas, na Região Hospitalar de Belo Horizonte, comprou o primeiro robô especializado em cirurgias ortopédicas da capital mineira. O equipamento é considerado como a tecnologia mais avançada do mundo, e foi batizado com o nome 'Rosa'.
Leia Mais
Fhemig busca profissionais para hospitais de BH e Três Corações; veja quaisBH conquista prêmio por sistema que estima tempo de internação em hospitaisEmpresa mineira desenvolve tecnologia para ajudar no diagnóstico da COVID-19Núcleo Jurídico da Una vai atuar, gratuitamente, em solução de conflitosO chefe de ortopedia conta ainda que a tecnologia ajuda os médicos a terem um resultado mais preciso da cirurgia, e contribui também para uma recuperação mais rápida do paciente. Até o momento foram realizadas oito cirurgias com o Robô, e todos os operados tiveram boa recuperação.
“O cirurgião consegue ter o desempenho máximo na cirurgia. Por meio de um sistema intuitivo que auxilia na tomada de decisões, ele pode planejar cortes precisos e validar o local exato da prótese, impedindo folgas e garantindo o correto ajuste à anatomia do paciente. Isso contribui para a maior eficácia e segurança do procedimento", disse Juraci Oliveira.
De acordo com o hospital, o robô foi desenvolvido pela multinacional Zimmer Biomet, e é um dos vários investimentos que o Hospital São Lucas tem realizado na área de inovação e tecnologia. O nome Rosa foi dado pela empresa de origem.
A cirurgia robótica vem crescendo cada vez mais no Brasil e, segundo dados de uma pesquisa feita pela empresa Intuitive Surgical, Minas Gerais é o terceiro estado que mais realiza procedimentos desse tipo no país.
O Hospital São Lucas tem quase um século de história e é considerada uma das instituições de saúde mais tradicionais de Belo Horizonte.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra