A vacinação contra a COVID-19 em Belo Horizonte tem seguido ritmo mais rápido do que a média dos municípios em Minas. No entanto, a capital também sofre com a falta de oferta de vacinas. Pelo menos 37.665 pessoas já poderiam completar o esquema vacinal para se imunizar, mas não poderão receber a segunda dose da Coronavac por indisponibilidade do imunizante nos postos.
Leia Mais
Emoção: BH vacina nesta quarta (09) pessoas de 57 anos sem comorbidadeBH distribui excedentes de vacinas a acamados e cadastrados do público-alvoCOVID-19: Betim inicia vacinação de profissionais da Educaçãocoronavirusbh Na última etapa da campanha, vacina da gripe tem baixa procura em Minas
A secretaria, por meio de nota, informou que 374.269 pessoas com idades entre 88 e 64 anos e trabalhadores de saúde (as idades não foram informadas) receberam a primeira dose. Desse grupo prioritário, 336.604 tomaram a segunda dose, portanto, 37.665 ainda precisam completar a imunização.
Segundo a SMS, o Ministério da Saúde determina que 90% de cada grupo receba a primeira e a segunda doses da vacina para que se complete a cobertura vacinal esperada. Neste caso, foram vacinados com as duas doses 89,93% do grupo prioritário, o que significa que faltam 238 pessoas receberem a segunda dose para alcançar a meta do ministério.
"É importante esclarecer que os públicos pendentes para receber a segunda dose de CoronaVac foram convocados a tomar a vacina, assim como está sendo feito com a AstraZeneca. Se por algum motivo alguém tenha perdido a data da vacinação divulgada pela prefeitura, é necessário esperar a chegada de novas remessas, do Ministério da Saúde, para concluir o esquema vacinal", informou a SMS por meio de nota.
A secretaria também esclareceu que reservou a vacina para este público por cerca de 10 dias, mas as doses precisavam ser utilizadas para não haver perda de doses. A aplicação da segunda dose para além dos 28 dias não compromete a eficácia da vacina.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
- CoronaVac/Butantan
- Janssen
- Pfizer
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas