A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, iniciou a semana com a liberação de shows e eventos de médio e grande porte após a publicação de decreto municipal.
No documento publicado no Diário Oficial do município, a prefeitura determinou alguns protocolos e medidas de proteção e restrições sanitárias.
Entre eles, deve ser informado em local visível o número máximo de pessoas permitidas nas dependências do evento; os organizadores dos eventos devem aferir a temperatura e higienizar as mãos com álcool de todos que entrarem no local, que deve ser aberto e com ventilação natural.
Além disso, deve-se também organizar mais de uma entrada para não aglomerar pessoas em um mesmo espaço, fazendo a conferência e validação dos ingressos por meio de código de barras ou QR Code para evitar contato físico.
O decreto ainda diz que o espaço deve ser organizado em lounges montados, com distanciamento de 1,5m entre cada um e que cada lounge deve ter, no máximo, 10 pessoas.
Ainda segundo o documento, é proibido oferecer o serviço de self-service no evento e será disponibilizado um atendente para cada quatro lounges, que registrará os pedidos, receberá os pagamentos e entregará os produtos solicitados.
A autorização dos eventos começou a valer em 7 de junho (segunda-feira) e, segundo a prefeitura, todas as medidas são de responsabilidade dos organizadores.
A cidade possui até o momento 29.708 casos confirmados de COVID-19 e 765 mortes provocadas pela doença.
A cidade possui até o momento 29.708 casos confirmados de COVID-19 e 765 mortes provocadas pela doença.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.
Quais os sintomas do coronavírus?
Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.