O retorno das aulas presenciais do ensino fundamental e a flexibilização dos horários de funcionamento de bares e restaurantes foram anunciados pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9/6), na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Entretanto, ele advertiu: "O isolamento é responsabilidade do povo. Semana que vem podemos fechar a cidade inteira. Precisávamos dos números de hoje para ver se manteríamos essa decisão", disse o prefeito.
Leia Mais
Kalil sobre ataque de hacker ao sistema da PBH: 'Não tenho medo'Kalil amplia horários de bares e restaurantes de BH a partir deste sábadoKalil fala às 16h sobre o avanço da COVID em BH; acompanhe ao vivo Volta às aulas presenciais em BH não será obrigatória; veja outras regrasBH registra maior número de mortes por COVID-19 dos últimos 21 diasPasseios de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes são suspensosSite da PBH sofre novo ataque de hacker nesta quarta-feira (9/6)'Já estava na hora', comemoram as particulares sobre volta às aulas em BHGrupo indígena toma posse da Mata do Japonês, em São Joaquim de BicasO secretário municipal de Saúde de BH, Jackson Machado Pinto, disse que a preparação é sempre ''para o pior cenário''. "Estamos preparados caso haja o impacto de uma terceira onda. Mas isso não impede que possamos fazer alguma flexibilização agora", acrescentou.
O médico infectologista Estevão Urbano, que compõe o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Belo Horizonte, ainda acrescentou que o país é muito grande, muito heterogêneo. Hoje, os números de BH são suficientes para possibilitarem uma flexibilização de alguns setores.
"Existem outros pontos do país onde a situação está piorando. Isso significa que estamos trabalhando com a realidade de hoje", disse.
O infectologista Unaí Tupinambás disse que o risco da terceira onda da COVID-19 era maior quando ocorreu a reabertura em abril. "Ela não se concretizou em BH e espero que não concretize", disse.
Ele ainda aavalia que a crise está ''bem controlada''. "Não é o fim da pandemia, tem uma luz no fim do túnel. Acredito que nosso Natal esse ano vai ser bem mais feliz do que foi ano passado."