Minas Gerais registrou 319 mortes e 11.043 de casos confirmados por COVID-19 em todo o estado nas últimas 24 horas. As informações são do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), divulgado nesta quinta-feira (10/6).
Leia Mais
Polícia prende dupla suspeita de furtar Igreja evangélica em BHIdosos de Coronel Fabriciano 'driblam' isolamento com encontros virtuaisCom baixa adesão, Uberlândia entra na 3ª etapa da vacinação contra gripecoronavirusmgRemédios para compor kits de intubação serão distribuídos em MinasCOVID-19: profissionais de saúde da linha de frente se sentem desamparadosRelatório aponta procedimentos inadequados na vacinação em Juiz de ForaPCMG apreende mais de R$ 32 mil e 1.750 pinos de cocaína em Sete LagoasProfissionais da educação enfim são vacinados no Triângulo e Alto ParanaíbaCom recorde de óbitos por COVID, Patrocínio faz 'repescagem' da vacinaçãoOutras 10.341 pessoas conseguiram se recuperar de quarta-feira (9/6) para quinta-feira (10/6).
Ainda há 92.765 em acompanhamento. Essa classificação se refere a pessoas ainda em tratamento e também a registros que precisam de atualização por parte das secretarias municipais de saúde.
Já nos são hospitais das redes pública e privada, 812 pessoas que contraíram o vírus precisaram ser internadas em leitos de UTI e enfermaria no intervalo de 24h. A maioria das pessoas infectadas têm entre 30 e 39 anos, com 22,2% do total.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
- Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
- CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
- Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
- Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas