Jornal Estado de Minas

FLEXIBILIZAÇÃO

Pampulha, em BH, tem domingo lotado com reabertura de parques

Passear pela orla da Lagoa da Pampulha, andar de bicicleta, visitar o parque e aproveitar a paisagem. Um domingo normal em Belo Horizonte, exceto pela pandemia de COVID-19. A reportagem do Estado de Minas flagrou um grande número de pessoas na região e, muitas delas, desrespeitando o uso de máscaras e distanciamento social.




 
 
 
O proprietário do Parque Guanabara tem motivo para comemorar. Desde o início da pandemia, o espaço ficou apenas 20 dias aberto. Na última quinta-feira (10/6), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um decreto autorizando a reabertura dos parques de diversão e temáticos. No entanto, é necessário seguir os protocolos de segurança, como ter apenas 20% da capacidade total. Do lado de fora, uma enorme fila foi formada por pessoas que aguardavam por um momento de diversão. 

Rebertura do Parque Guanabara gera aglomeração em fila (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Os parques puderam funcionar de 18 de fevereiro de 2021 a 23 de março, mas com o agravamento da pandemia, esta e demais atividades consideradas não essenciais foram suspensas. 

Bares, restaurantes e similares também foram autorizados a reabrir neste domingo (13/6), para consumo no local. Antes podiam funcionar de segunda a sábado e domingo era permitido apenas delivery e drive thru. 





COVID-19

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela PBH na sexta-feira (11/6), a cidade registrou 48 mortes e 1.516 novos casos da COVID-19 em 24 horas. No total, a BH acumula 220.490 confirmados, 5.372 mortes e 7.254 em acompanhamento.

Segundo o levantamento, a taxa de transmissão do coronavírus por infectado voltou a subir. O índice saltou de 0,95 pra 0.96. Assim, a cada 100 casos de COVID-19 na capital, em média, mais 96 são registrados nos últimos sete dias. O chamado fator RT está na área controlada da escala de risco, abaixo de 1.

A ocupação dos leitos de UTI para pacientes com COVID-19 sofreu uma queda após o aumento consecutivo de três dias. O índice saiu de 78,2% para 76,7%%. Assim, o indicador permanece na zona crítica da escala de risco, já que está acima dos 70 pontos porcentuais. Isso acontece desde 26 de fevereiro – 105 dias seguidos.




 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

(foto: Hudson Franco/EM/D.A Press)

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



audima