Uberaba e Araxá, as duas maiores cidades do Triângulo Sul e que contam com hospitais que atendem praticamente toda essa região, estão com as suas ocupações de leitos de UTI/COVID muito perto do limite, ou seja, com risco de colapso iminente.
Leia Mais
Entidades de enfermeiros vão protestar em BH por piso salarial Carreta tomba, atinge casas e deixa feridos no Anel Rodoviário, em BHBelo Horizonte teve frio de 10°C nesta segunda-feira (14/6)Desconto em juros e multas de impostos em Unaí pode chegar a 100%Imunização em Minas: saiba quantas pessoas foram vacinadas na sua cidadeMoradores de SP e MG se vacinam no Rio de JaneiroFesta clandestina com cerca de 350 pessoas é encerrada pela PMCOVID-19: Minas ultrapassa 43 mil mortes e 1,68 milhão de casos na pandemiaCom relação a Uberaba, a maior cidade do Triângulo Sul, assim como em fevereiro, março, abril e maio, a ocupação UTI/COVID, tanto de seus hospitais públicos como privados, continua ou no limite ou perto disto também neste mês de junho.
Segundo o último boletim epidemiológico da COVID-19, em Uberaba, dos 103 leitos de UTI para pacientes com COVID-19 disponíveis na cidade e sua microrregião, 94 estão ocupados, sendo que de 60 existentes na rede pública, 55 estão com pacientes; e dos 43 da rede privada, há 39 pessoas em estado grave.
Já em Araxá, de acordo com o último boletim municipal, de 20 leitos UTI/COVID disponíveis na cidade, 18 estão ocupados com 15 pacientes de Araxá, um de Ibiá, em de Perdizes e um de Pedrinópolis.
Para mais informações sobre as taxas de ocupações dos leitos de UTI/COVID em todas regiões de MG basta acessar o link https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel
Fora do Minas Consciente
As prefeituras de Uberaba e Araxá não aderiram ao Programa Minas Consciente, desde o início da pandemia da COVID-19 e, desta forma, as medidas de enfrentamento à doença são determinadas pelos seus decretos municipais.
O novo decreto de enfrentamento à COVID-19, em Uberaba, que entrou em vigor a partir deste sábado (12/6), ampliou o horário de funcionamento de bares e restaurantes durante as sextas e sábados (das 20h para 23h) e dobrou as multas para quem realizar festas e confraternizações familiares e também para os estabelecimentos comerciais que descumprirem as medidas sanitárias.
Já segundo o último decreto de Araxá impõe o toque de recolher entre 21h e 5h, sendo que os estabelecimentos comerciais podem ficar abertos até às 20h.
Para mais informações sobre os decretos COVID destas duas cidades acesse os links: https://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,52418 e https://www.araxa.mg.gov.br/noticia/4500/araxa-prorroga-medidas-de-restricoes-por-mais-10-dias